Praça da Liberdade recebe esculturas de Jorge dos Santos

Praça da Liberdade recebe esculturas de Jorge dos Santos

A Praça da Liberdade acolhe, entre os 23 à 30 deste mês, a exposição de esculturas do artista plástico mineiro Jorge dos Anjos. Por meio do Circuito Cultural Liberdade e o Festival de Arte Negra (FAN), as grandes esculturas de metal ocupam a labareda central da praça.

Ao longo de sua carreira, o artista tornou-se um dos nomes mais expressivos da arte mineira contemporânea. Entre pinturas, gravuras e esculturas marcadas pela simbologia e estética africana,  Jorge dos Anjos coleciona prêmios em salões nacionais de arte e tem suas obras espalhadas em diversas áreas públicas do país. Em Belo Horizonte, destaca-se o monumento Zumbi Liberdade e Resistência – 300 anos, instalada na Avenida Brasil, e a obra Portal da Memória, na lagoa da Pampulha.

Jorge dos Anjos acredita que a escultura deve sempre ocupar as ruas. “Eu sempre penso a escultura para o espaço público, sempre pensei! A escultura em si, tem vocação para o público, para dialogar com a arquitetura, com o paisagismo e com as pessoas, até para elas terem acesso à obra. O espaço público é o ideal, aí que a escultura se realiza.” , explica o artista.

A estudante de publicidade e propaganda, Marcelle Gouveia,21, vê nesta exposição uma oportunidade de expandir a arte em locais que ela não chega naturalmente. “No Brasil, infelizmente, a arte não é acessível a todos. As escolas não estimulam os jovens ao consumo de arte, de cultura. É de extrema importância estas exposições em espaços públicos, para que assim, as pessoas que não tem acesso, possam ver, aprender, se interessar e conhecer algo novo.”, avalia.

Concurso Cultural

O Circuito Cultural Liberdade está realizando um concurso de fotos no Instragram com o tema “Mês da Consciência Negra”. Para participar, basta produzir uma foto sobre pessoas, eventos e obras de arte que estejam dentro do perímetro do circuito Liberdade. Após fotografar, é necessário postar no Instragram e marcar a hashtag #consciencianegranocircuito. As imagens devem ser fotografadas a partir das 9h do dia 21 de novembro até as 22h do dia 30 de novembro de 2015.

 

SERVIÇO
Acesse o regulamento do concurso na íntegra AQUI 
A programação completa do FAN, você encontra AQUI 

Texto e fotos: Bruna Dias

NO COMMENTS

Leave a Reply