1 519

Em 11 minutos você escolhe o sabor de uma pipoca – 2 minutos, se dirige ao microondas e a coloca – 4 minutos, e por fim escolhe um filme pra assistir – 5 minutos. 11 minutos é apenas um curto espaço de tempo, com pouco significado para muitas pessoas. No entanto, no Brasil, este curto espaço de tempo possui grande relevância, visto que a cada 11 minutos ocorre um caso de estupro no país.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, (Sinan), em números, são contabilizados cerca de 527 mil casos por ano, sendo deste total, 89% vítimas do sexo feminino. É claramente um índice de violência direcionada a um gênero específico, em uma sociedade que deveria estar alarmada com os números, principalmente quando 70% deles envolve crianças e adolescentes. Apenas 10% destes casos são notificados à polícia, não é incomum este número em uma sociedade que culpabiliza a vítima por ter sofrido o abuso sexual, considerando que fatores como vestimenta e horário, são argumentos para que o ato seja permitido. Esse fator reduz a parcela de pessoas que querem notificar a ação sofrida, por de fato se responsabilizar por aquilo que ocorreu com elas.

O estupro deve ser notificado, não pode continuar atuando como uma forma de opressão e controle. Roupas, horários, modo de falar ou agir, não são e nunca deverão ser, motivos para incitar um ato que diariamente interfere nas interações sociais do indivíduo, que desenvolve traumas levados para sempre.

Denuncie: 180 – Central de Atendimento à Mulher.

Documentário produzido por alunos dos 3º e 4º períodos de jornalismo, UNA.

Matéria produzida pela aluna do 4º período de jornalismo, Rafaela Bragança, na disciplina de TIDIR/JOR2B

 

1 COMMENT

  1. Gostei muito de participar desta matéria, pois é uma forma de ajudar muitas vítimas a sair do silêncio, pois quando você expõe o acontecido , além de se libertar de fantasmas na sua mente , pode ser que intimide o agressor…

Leave a Reply