Mostra Ingmar Bergman debate a contribuição do diretor para o cinema

Mostra Ingmar Bergman debate a contribuição do diretor para o cinema

A mostra Bergman, que está em cartaz no Cine Humbeto Mauro além de filmes, traz em sua programação cursos, palestras e debates, sendo considerada a mais completa mostra já realizada na América Latina sobre o cineasta. Entre os cursos, o destaque é “O Cinema de Bergman” que discute a trajetória do cineasta. Nas palestras, estão presentes o crítico Mário Alves Coutinho, o psiquiatra e psicanalista, Stlélio Lage e o pesquisador em História e Estética do Cinema e Audiovisual,  Pedro Maciel Guimarães. As palestras vêm debatendo as fortes questões existenciais e psicanalíticas  presentes nas obras do cineasta e dramaturgo.

A “Mostra Ingmar Bergman – Instante e Eternidade” se estende por 46 dias entre os meses de março e maio em homenagem ao sueco Ingmar Bergman. Na programação, 78 filmes distribuídos em 160 sessões, entre longas e curtas – metragem, documentários, séries de TV e bastidores de filmagens.

O destaque da programação é adaptação de sua última obra “Saraban” para o teatro. Com direção de Ricardo Alves Jr e da atriz Grace Passô. Compondo o elenco, estão os atores Gustavo Werneck, Marina Viana, Rita Clemente e Rômulo Braga. A peça “Sarabanda” estará em cartaz nos dias 22 e 23 de abril, às 19 horas no Grande Teatro do Palácio das Artes.

A “Mostra Ingmar Bergman – Instante e Eternidade”, acontece entre 28 de março a 12 de maio e reuni diversos formatos do filme, 35mm, 16mm, digital e a tecnologia de DCP (Digital Cinema Package) formato mais recente utilizado nos grandes estúdios de cinema.

Ingmar Bergman

Considerado um grande cineasta e dramaturgo sueco, iniciou a carreira em 1941, com a peça “Morte de Kasper”, logo em seguida, partiu para o cinema com o filme “Crise”, lançado em 1945.

Sua obras foram marcadas por questões existenciais, passando por pegadas da psicanálise tanto nos filmes em si, quanto no impacto que eles geravam no publico. Nos filmes “Morangos Silvestres”, 1957 e “Gritos e Sussurros”, 1972 são exemplos fortes da psicanálise levantados por Bergman.

Em vida, o cineasta Ingmar Bergman produziu cerca de 52 filmes entre 1945 a 2003 e foi premiado em diversos festivais pelo mundo.

Por Lívia Tostes

 Foto: Divulgação

NO COMMENTS

Leave a Reply