Dos bailes para as telonas

Dos bailes para as telonas

0 885

Nesta quarta-feira, 28, o Sesc Palladium receberá a Mostra Funk.Doc, com a exibição do longa Funk Rio, que terá sessão comentada com o professor de  etnomusicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Palombini. Com entrada gratuita, o evento estará presente até o próximo sábado, 31.

Durante os quatro dias da mostra no Sesc Palladium, serão exibidos documentários e longas-metragens que mostram diferentes pontos em relação ao funk no Brasil.

O Rio de Janeiro é considerado o principal espaço do funk no Brasil, mas os estudantes Felipe Xavier, Hudson Freitas, Jéssica Newman e Leonora Laporte, hoje, jornalistas formados, realizaram um documentário para o Trabalho de Conclusão de Curso, falando sobre a realidade do estilo musical em Minas Gerais.

De acordo com Felipe Xavier, a ideia de realizar o documentário “Na Batida”, que fala a respeito do funk em Belo Horizonte, partiu do pressuposto de todos os integrantes do grupo gostarem do estilo musical e da falta de espaço sobre o assunto no meio acadêmico. “A gente queria mostrar a realidade. Como era fazer o funk. Como os DJ’s e MC’s entendiam a história do ritmo. Mostrar como as pessoas consumiam o funk na periferia, seu local de origem”, explica Xavier.

Na Batida:

Programação completa da Mostra Funk.DOC

28 de maio (quarta-feira)

20h – Funk Rio * Sessão seguida de palestra e bate-papo com o pesquisador Carlos Palombini (proibidao.org e UFMG)

29 de maio (quinta-feira)

17h – Favela on Blast

19h – A Batalha do Passinho – O Filme

21h – Funk Ostentação + Esculacho * Sessão seguida de bate-papo com o diretor Marcelo Reis

30 de maio (sexta-feira)

17h – Funk Ostentação: O Sonho + 90 Dias com Catra

19h – Favela on Blast

21h – A Batalha do Passinho – O Filme

31 de maio (sábado)

17h – Funk Ostentação + Esculacho

19h – Funk Rio

21h – Favela on Blast

Por: Luna Pontone

Foto: Retirada da Fanpage no Facebook

NO COMMENTS

Leave a Reply