Após 10 anos de inatividade, CasaCor Minas reabre Casarão em Belo Horizonte

Após 10 anos de inatividade, CasaCor Minas reabre Casarão em Belo Horizonte

0 274

Por Hellen Santos, Henrique Faria e Rúbia Cely

O Casarão localizado na região Leste de Belo Horizonte, bairro Floresta, abre as portas para o público. A edificação tombada foi desativada em 2007, depois de sediar desde 1930 a Rede Ferroviária Federal, quando o espaço começou a demandar de conservação e restauro, encerrando assim suas atividades. Fruto de um projeto da CasaCor Minas, que se encontra na 23ª edição, o local foi transformado por uma vasta equipe de arquitetos, dentre outros parceiros, em que cada grupo se responsabilizou pela remodelação de um cômodo específico.

 

O objetivo segundo o diretor de conteúdo e planejamento da CasaCor Minas, Eduardo Faleiro, é assumir um compromisso com o patrimônio durante a estadia do projeto no local, não deixar morrer a história que a arquitetura conta sobre Belo Horizonte, trazer uma nova ocupação para os ambientes e dar vida para o Casarão, que a tanto tempo se encontrava inativo.

 

Supervisionado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o local ainda passa por restauros, mas já tem a maior parte de seus espaços reparados. Tudo indica que o ambiente será um Centro de Preservação da Memória Ferroviária de Minas Gerais, mas também abrigará outras atividades como oficinas.

 

A Associação Mineira de Ferromodelismo (AMF), que marca presença no Casarão à aproximadamente quinze anos, traz consigo pessoas que mesmo com outras ocupações amam trens e suas vertentes. Os participantes voluntários da associação demonstram estar com boas expectativas, devido a visibilidade que essa nova exposição trará para as peculiaridades do Ferromodelismo.

 

Entre os dias 12 de agosto e 17 de setembro, o público poderá visitar o espaço nos horários de 13h às 22h (sábado), 13h às 19h (domingos e feriados) e das 15h às 22h (terça a sexta). O casarão fica na Rua Sapucaí, nº 383 – Floresta.

 

Para mais informações acesse o site da CasaCor Minas  

 

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Deixe uma resposta