Por Ana Sandim – Ingrediente da Vez – Parceira Contramão HUB

A receita do dia representa a Bahia e suas particularidades. Embora a preparação pareça complicada, a receita é simples e fácil de preparar.

Ingredientes: 

½ kg de feijão fradinho cru;
½ cebola;
3 dentes de alho;
Sal a gosto;
500 ml de óleo de milho (ou dendê) para fritar.

Modo de preparo:

Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 12 horas. (ou no mínimo 4 horas). Após este processo, lave-o com bastante água fria até que se solte toda a casca. Passe o feijão sem casca no processador (liquidificador) junto com os dentes de alho e a cebola até formar uma massa branca grossa. Passe a massa para uma panela ou tigela grande e com uma colher de pau (ou fouet), bata bem a massa do acarajé até que ela triplique de volume (esse processo irá aerar a massa). DICA: acrescentei na massa algumas folhas de tomilho fresco para aromatizar e dar mais sabor ao bolinho.

Como fritar:

Aqueça uma frigideira funda com o óleo bem quente (pode usar dendê para fritar) com quantidade suficiente para cobrir por completo os bolinhos. Frite usando como medida de cada bolinho uma colher de sopa. Vire uma única vez. Sirva quente.

Acompanhamentos do acarajé original: Pimenta (o famoso acarajé quente), vatapá, caruru, camarão seco, salada de tomate verde, cebola e coentro.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta