Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

0 128

Por: Helen Oliveira

Fotografia: Marcelo Duarte

 

De acordo com a Constituição Federal, a preservação do meio ambiente é direito e dever da população.

“Art. 225. Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações”.

O que muitas pessoas consideram ser lixo pode ser usado na fabricação de produtos. A reciclagem permite a utilização de materiais, que se transformam com propriedades físicas diferentes e composições químicas.  Com o objetivo de aproximar o público, o museu MM Gerdau realizou o evento “Acabe com a poluição plástica”, em 5 de junho, Dia mundial do meio ambiente. O evento tem como intuito debater temas atuais sobre meio ambiente. O público pode expressar em roda de conversa e ajudar a propor soluções.

Além dos eventos de conscientização, no Brasil, do dia 1º a 5 de junho é celebrada a Semana nacional do meio ambiente. O dia mundial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a proposta de chamar a atenção dos governos mundiais e da população sobre a necessidade de proteger o patrimônio ambiental.

De acordo com a técnica em Meio Ambiente, Gabriela Oliveira, de 22 anos, a degradação do ecossistema desencadeia o desequilíbrio para todos os seres no planeta, podendo gerar danos permanentes à biodiversidade. Escassez de água potável, energia elétrica e alimentos são alguns dos danos.  Oliveira ressalta que a reciclagem é um método de utilização eficaz do lixo, que interfere, diretamente, na redução dos resíduos descartados.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Deixe uma resposta