Exposição relembra trajetória de Milton Machado

Exposição relembra trajetória de Milton Machado

A exposição “Cabeça”, do artista carioca Milton Machado, considerada como uma das dez melhores de 2014, pelo jornal O Globo, permanece em Belo Horizonte até o dia 30 de março, no CCBB. O acervo que celebra os 45 anos de carreira do multiartista, reúne mais de 100 obras, desde 1969 até os dias atuais. Fazem parte da exposição: desenhos, pinturas, fotografias, vídeos e esculturas.

O trabalho é apresentado pela organização por elementos em séries, que faz com que os espaços da galeria tenham características de instalações e o público, a sensação de estarem em um labirinto, já que as obras são poligonais.

As obras de Milton Machado questionam nosso entendimento sobre arte e o que esperamos dela hoje. Além de guardar a particularidade de transitar não só entre diferentes linguagens, mas também nas distintas concepções que moldaram a arte das últimas décadas.


O artista

Milton Machado de Assis é pintor, desenhista, escultor, crítico, fotógrafo e professor. Cursou arquitetura e urbanismo entre 1965 e 1970 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU/UFRJ. Obteve conquistas como uma medalha de prata no Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura em 1969, e o título de mestre em planejamento urbano e regional pela UFRJ em 1985. Em 2000, concluiu o doutorado em artes visuais no Goldsmiths College University of London, e em 2002 passou a lecionar história e teoria da arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EBA/UFRJ.

Texto e fotos: Victor Barboza

 

NO COMMENTS

Leave a Reply