Após compreender os benefícios dos alimentos sem adição de conservantes, agrotóxicos e/ou outros químicos, a procura por orgânicos vem crescendo 30% a cada ano, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para acompanhar, o Governo de Minas anunciou nesta manhã de terça-feira a entrega de 26 caminhões e 61 kits feiras para auxiliar os produtores locais. Durante a entrega dos caminhões, ocorreu na área central da Praça da Liberdade, a Feira Livre da Agricultura Familiar com produtores e produtoras locais.

Feira do campo à mesa na Praça da Liberdade – Foto: Anna Sandim

A feira que ocorre todas as sextas-feiras, na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, trouxe diversas barraquinhas com opções de hortaliças, frutas, queijo, doces e até geleias. A agricultora, Daniela Leonel, 41, acredita que a intenção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário “É fazer uma edição aqui fora, tipo, uma vez por mês. Porque esta feira na Cidade Administrativa bomba! ”, comenta.

Todos que possuem propriedade rural menor que quatro módulos fiscais (O módulo fiscal varia de 5 a 100 hectares, conforme o município) é considerado um agricultor familiar. Tendo como o principal apoiador o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Leonel e seu marido, Hernane Barboza, fazem parte da agricultura familiar e estão no ramo há quatro anos.

Segundo Leonel, ela trabalhava com Recursos Humanos e o seu marido era Corretor de Bolsa de Valores, ambos de roupas sociais, em escritórios com ar-condicionado. Após stress e cansados da rotina, resolveram então se apegar a um sonho e uma vontade de ter um empreendimento, para mudar completamente de vida. “Nunca pensei na vida, de um dia ser feirante, mas, eu amo. Nós dois gostamos muito de terra e de mato”, relata.

Barraquinha da Emporium da Roça, com Daniela Leonel – Foto: Yuri Tarso

 

Atualmente o casal de agricultor tem um terreno no município de Caeté, mas, Leonel conta que começaram em Pará de Minas em um pedaço de terra na fazenda do seu irmão. E para quem gosta de produtos orgânicos, mas não tem tempo de fazer a feira, o Emporium da Roça, nome do empreendimento de Leonel e Barboza, faz entregas na região de Belo Horizonte. Basta entrar no site e fazer o cadastro, que todas as quartas os produtos estão em sua casa. Para conhecer mais sobre eles ou sobre os seus produtos, acessem o site do Emporium da Roça.

Texto: Amanda Eduarda

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta