História da cidade relatada por moradores

História da cidade relatada por moradores

Dídimo Paiva, 87 anos, Jornalista aposentado.

A cidade de Belo Horizonte foi a primeira capital a participar do projeto “Moradores”, da agência Nitro, que consiste em captar a história das cidades a partir dos relatos de seus habitantes.
Na última semana, a Praça Sete e a Praça da Savassi receberam uma tenda estúdio, onde as histórias eram contadas. Hoje, quarta feira (8), foi dia da Praça da Liberdade acolher o projeto.

Com todos os idealizadores nascidos em Minas, o projeto teve seu início na cidade de Tiradentes, “de lá, vimos que é universal e que cabe em qualquer cidade este movimento”, explica o fotógrafo e um dos idealizadores de “Moradores”, Bruno Magalhães, 38.

Seis cidades históricas do interior de Minas, Paraty (RJ), Juazeiro (BA), e Petrolina (PE), já foram palco para o projeto. Diante da estreia em uma capital, uma nova proposta para a captação de personagens foi feita: “fizemos uma campanha na internet para as pessoas indicarem personagens de Belo Horizonte, foi bem legal, nós começamos o projeto com quase 200 personagens indicados.”, destaca Magalhães.

Vir para Belo Horizonte era um desafio para os idealizadores, o fato de ser uma grande metrópole trouxe a preocupação da receptividade das pessoas à proposta. O desafio foi aceito e a resposta foi positiva. A primeira etapa do projeto, ou seja, a coleta de dados, contou com a participação de diversas pessoas dispostas a dar o seu depoimento sobre a cidade, o que enriqueceu as etapas seguintes, como relata Magalhães: “O segundo momento é voltar para este lugar onde o patrimônio histórico é imponente, já reconhecido. Fazemos uma grande exposição multimídia: de fotografias em grande formato. Em BH, 14 personagens serão impressos em grande formato. Um filme também é projetado, com os materiais coletados durante o processo. O terceiro momento é o varal fotográfico, voltamos onde o conteúdo foi produzido e trazemos uma cópia fotográfica de todos os personagens participantes do projeto”.

A exposição acontecerá na Alameda da Praça da Liberdade e terá seu início no dia 21 deste mês, terça-feira, às 19h. Entrada gratuita.

Texto e imagens: Bruna Dias e Raphael Duarte

NO COMMENTS

Leave a Reply