Horizonte Moderno – Uma viagem pela BH de 1920 a 1940

Horizonte Moderno – Uma viagem pela BH de 1920 a 1940

Foto: Divulgação

O Minas Tênis Clube, completa 80 anos de fundação, no domingo 15. Em comemoração, na data, o clube recebe a partir das 8h, apresentações de dança e coral, atividades recreativas e a presença de atletas que fizeram e fazem parte da história do Clube.

Como parte da festividade, o Centro Cultural do Minas organizou a exposição Horizonte Moderno. A homenagem à capital, e também ao clube, que faz parte da paisagem de BH desde o final dos anos 1930. A mostra ficará exposta até fevereiro de 2016.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com curadoria de Fabíola Moulin e Marconi Drummond, a exposição apresenta a cidade ressaltando a modernização cultural pela qual BH passou de 1920 à 1940. A “viagem” parte dos anos 20, década da primeira exposição de arte moderna sediada pela capital, de autoria da pintora e desenhista Zina Aita.

A cena cultural de Minas, e principalmente da capital, é exposta ressaltando as tendências e acontecimentos de cada década. Passando pelos anos 30, onde a modernização da cidade, no campo das artes plásticas e arquitetura, é mais evidente, até a década de 1940, marcada pelo cinquentenário de Belo Horizonte.

Na Galeria, o momento de ebulição cultural da cidade, estão ilustrados, por exemplo, pela primeira edição do livro Macunaíma de Mário de Andrade, a tela “O Olho” de Cândido Portinari que fez parte da exposição de Arte Moderna de 1944 que aconteceu em Belo Horizonte, e plantas originais de edifícios da rua da Bahia.

Fundação

Fundado em 1935, O Minas I, localizado na Rua da Bahia, é dividido em complexos: a Arena Juscelino Kubitschek, o Parque Aquático, a Sede Social e a Praça de Esportes.

Projeto do engenheiro civil Romeo de Paoli, a praça, que foi inaugurada em 27 de novembro de 1937, abriga, até hoje, a primeira piscina olímpica de Belo Horizonte, era um espaço reservado para que população belo-horizontina pudesse, nos anos 1940, desenvolver a cultura física, exaltada pela ideologia da época.

Exposição

Data: 10/11 a 14/02

Horário: De terça a sábado: 10h às 20h. Domingos e feriados: 11h às 19h.

Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube

Ingressos: Entrada franca

Classificação: Livre

Por Marina Rezende

NO COMMENTS

Leave a Reply