INGREDIENTE DA VEZ | UMBIGO DE BANANA

INGREDIENTE DA VEZ | UMBIGO DE BANANA

0 7478

Por Ana Sandim – Ingrediente da Vez – Parceira Contramão HUB

Umbigo, flor, coração ou mangará da banana

Que a banana dá mais frutos do que a gente espera isso é fato, mas será que sabemos aproveitar 100% o ingrediente? A flor da banana, conhecida como umbigo ou coração, faz parte de um conjunto da bananeira, formado pelos frutos (a parte feminina) e a flor (a parte masculina) e o melhor,  também é comestível.

A banana é um grande herbáceo. Planta nativa da Índia e Sudeste Asiático. Seus botões roxos aparecem a partir do centro da ponta da haste e se desenvolvem em tubulares, flores brancas. A banana em si é rica em nutrientes, assim como ela, suas flores contém fibras dietéticas, proteínas e ácidos gordos insaturados, ricos em vitamina E e flavonoides. É boa para a saúde e tem um monte de benefícios.

Flores da Banana Foto Ingrediente da Vez

O coração da banana sustenta e antigamente ele era o substituto da carne. Ele não é um ingrediente de outro mundo. Quando bem preparado lembra o palmito por conta da consistência e no paladar dá um amarguinho de guariroba. Já havia utilizado o ingrediente no preparo do recheio da pizza frita do Festival Como Sabará, foi sucesso e as pessoas ao provar achavam que era palmito.

Compramos o produto na Casa Horta, aproveitando as frutas de setembro. Muitas vezes por falta de conhecimento, o coração é descartado pelos produtores.

Como utilizar?

O coração roxo (umbigo), tem de ser descascado até o miolo, antes de ser limpo, fatiado e fervido para ficar macio e sem amargor. Descascando camada por camadas você encontra as flores. Retire elas e reserve. As camadas externas (roxas) são descartadas até chegar o miolo claro e tenro. Encontrou o miolo? Então prepara um bacia com água acidificada (use limão). Corte o coração em fatias e coloque direto na água. Ele oxida muito rápido então cortou colocou na água.

Após fatiar todo o coração de banana. Leve para ferver em água limpa por duas vezes esse processo é para eliminar o amargor. Assim que realizar estes passos ele estará pronto para ser utilizado como se fosse palmito. 🙂

Umbigo da banana Foto Ingrediente da Vez

 

Quiche de Umbigo de Banana

Ingredientes:

Recheio:
200g de umbigo e flores de banana
1 fio de azeite
50g de cebola
10g de alho
Sal e pimenta

Creme:
200g de creme de leite
30 g de queijo ralado
3 ovos

Massa quebradiça:
250g de farinha de trigo
1 boa pitada de sal
125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
50ml de água
1 gema

Modo de preparo:

Massa: Peneire a farinha e o sal. Misture-os à manteiga até obter uma consistência arenosa. Acrescente a gema e a água. Forme uma bola, sovando os ingredientes rapidamente com as mãos sem tornar a massa elástica. Alise a bola com a palma da mão para torná-la homogênea. Deixe a massa descansar por 20 minutos na geladeira.

Abra a massa e cobrindo o tabuleiro decorando as bordas. Leve para assar a 180ºC até a massa apresentar uma cor dourada e cozida. Reserve.

Quando a massa estiver no forno comece o preparo do recheio. Em uma frigideira adicione um fio de azeite e doure a cebola e o alho. Adicione o umbigo de banana tempere com sal e pimenta do reino. Reserve. Em uma tigela bata os ovos com o creme de leite até apresentar uma mistura homogênea. Tempere com sal e pimenta.

Sobre a massa cozida acrescente o refogado (já frio) com a mistura de ovos e creme de leite. Finalize com queijo ralado e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar.


SIMILAR ARTICLES

0 49

0 150

NO COMMENTS

Deixe uma resposta