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Hoje, Paloma Sena e eu, Rute de Santa, estávamos pautadas a entrevistar e registrar impressões dos usuários do ônibus circular que sai da Savassi e vai direto à Cidade Administrativa. Os novos ônibus executivos têm ar condicionado e internet Wi Fi gratuita. Ficamos das 16:00h às 17:00h e os ônibus circulavam sempre vazios.

Quando tínhamos desistido, fomos abordadas por uma equipe de reportagem da Rede Minas que estava, coincidentemente, com a mesma pauta e, também, não concluiu a matéria e achou que seríamos fontes em potencial.

Repórter: Meninas, vocês podem nos ajudar?

Rute: Claro, em quê?

Repórter: A nossa pauta caiu, agora temos que fazer uma sobre o tempo.

Rute: Nós estávamos tentando cumprir uma pauta, mas parece que também caiu.

Demos entrevistas para a equipe de reportagem que se afastou, pensei alto e disse para a Paloma: Vamos roubar?

Vamos – respondeu Paloma já tentando avistar uma fonte em potencial.

Neste instante, uma senhora em frente à loja Itapuã, ouviu a conversa, tratou logo de segurar a bolsa, nos olhou com um ar de autodefesa e andou em direção aos policiais. Nós rimos muito, pois só depois vimos que a senhora havia nos interpretado errado.

Voltamos para a redação e como não tínhamos uma pauta, nosso editor propôs que escrevêssemos o que havia acontecido.

Esperamos que amanhã nosso dia seja diferente.

Por Paloma Sena e Rute de Santa

Foto: Internet

A série de debates “Siga Vivo – Pelo fim da violência no trânsito” terminou na tarde desta quinta-feira, 20, com a assinatura do documento contendo o todo o histórico das discussões da semana. A intenção é conscientizar motoristas e pedestres sobre direção defensiva, segurança e , principalmente, os riscos do  excesso de velocidade.

Para o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite, o mais importante foi o panorama feito sobre os pontos críticos do trânsito no estado. “Um dos principais problemas é o gasto que o estado tem com o com os acidentes de trânsito. Além disso, as perdas das vidas nas cidades e nas estradas. Ficou demonstrada, também, a incompatibilidade do transporte rodoviário com o transporte urbano. e então, este relatório traz todas as informações”, explica o presidente da comissão.

O ciclo de debates mobilizou a sociedade em todas as regiões do estado, proporcionando uma discussão ampla sobre um dos temas que mais causa mortes no Brasil: Acidentes de trânsito.

 Petição pede fim da violência no trânsito

O fim do ciclo debates coincide com a notoriedade que ganhou uma petição que começou a circular, esta semana, no Facebook, cujo objetivo é “mudar nossa lei e acabar com a impunidade no trânsito brasileiro”. Uma das razões do protesto é o acidente que provocou recentemente a morte do estudante Fábio Fraiha, 20, na avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro Belvedere, na região Centro-Sul da capital.

Por João Vitor Fernandes e Marcelo Fraga

Foto: Hemerson Luiz

Em comemoração a Semana Nacional do Trânsito que vai do dia, 18 ao 25 de setembro, com o tema “Década mundial de ações para segurança do trânsito-2011/2020: não exceda a velocidade, preserve a vida”. O DETRAN-MG em parceria com o DER-MG está promovendo uma série de atividades na Praça da Estação visando a conscientizar a população sobre a segurança no trânsito.

“O DER-MG  juntamente com os órgãos responsáveis pelo trânsito decidiram fazer este evento, que vai ter o DETRAN, Exercito, Polícia Rodoviária, Polícia Federal e a Polícia Municipal. Todos voltados para a segurança do trânsito,” declara a Técnica de educação para o trânsito do DER-MG Jaqueline Bernardes.

Jaqueline Bernardes - Técnica de Educação para o Trânsito do DER-MG.

O objetivo da campanha é despertar na população a consciência de uma direção mais voltada para o respeito às regras de trânsito. Participam do evento organizações prestadoras de outros serviços. “Com o Sest Senat, além da medição de pressão tem massagem, tem também a defensoria pública, a área cívica trabalhista e criminal. No trânsito você e cidadão então você tem que respeitar as leis de trânsito incentivando a cidadania”, explica Bernardes.

O evento começou na terça-feira, 18, com as apresentações na parte da manhã da Transitolândia do Batalhão de Trânsito, Canil da Polícia Militar e a Banda do corpo de Bombeiros além da presença de seis escolas participando de jogos educativos. Na parte da tarde foi à vez da BHTRANS e do flash mob da secretaria municipal de saúde.

Texto: Ana Carolina Nazareno e Hemerson Morais

Foto: Hemerson Morais

 

Mobilidade urbana, educação e direitos da pessoa com deficiência foram debatidos hoje na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Durante o debate, que durou cerca de duas horas e meia, foram debatidas políticas de inclusão dessas pessoas no trabalho e na educação e a importância do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro).

O propositor da audiência, deputado Marques Abreu ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. “Só quem tem o problema sabe como é o dia-a-dia, no que diz respeito a empregabilidade, acessibilidade e uma série de outros fatores”, declara.

Também foi discutido um possível fechamento das chamadas escolas especiais que, segundo o defensor público Estevão Machado,  não estão matriculando novos alunos. Houve ainda participação do público presente com algumas perguntas e considerações. “A reunião foi importante para dar continuidade ao trabalho da comissão, fizemos um requerimento para que as obras dos artistas sejam expostas todos os anos, é uma luta diária destas pessoas”, conclui o parlamentar.

A reunião, que foi presida pelo vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Marques Abreu, contou com a presença de lideranças ligadas ao tema, Ministério Público Estadual e da Coordenadoria Especial de Assistência às Pessoas com Deficiência (CAADE).

Por João Vitor Fernandes e Marcelo Fraga

Foto: João Vitor Fernandes

Às vésperas da Copa das Confederações, Belo Horizonte corre para se adequar em termos de mobilidade, com melhorias nas ruas e nos sistemas de transporte. O evento servirá de prévia para a Copa do Mundo de 2014, a capital mineira será uma das sedes. Mas há outro aspecto, as pessoas com deficiência reivindicam que essas melhorias também as contemplem. “Pra melhorar a acessibilidade é preciso ter mais respeito dos governantes pelos cadeirantes”, afirma o auxiliar administrativo Fábio Augusto Peixoto de Castro, cadeirante.

Para Castro, os ônibus adaptados com elevadores apresentam um problema, os cobradores e motorista não sabem usar o controle remoto. “Os ônibus [com elevadores] atendem a demanda. Apesar deles [motoristas e cobradores] dizerem que tem muitos equipamentos estragados, na realidade é o operador que não sabe manusear”, declara.

De acordo com a BH TRANS está em andamento, desde dezembro de 2011, um treinamento com os operadores do Transporte Coletivo da capital, visando capacitá-los em suas funções no transporte coletivo e, também, “aprimorar habilidades como mediação de conflitos no trânsito com outros ‘atores’”. Segundo o órgão, a previsão é de que até o final deste ano todos os treze mil operadores tenham passado pelo programa de treinamento. As avaliações de desempenho serão feitas durante um ano. Hoje, seis mil motorista e cobradores já foram capacitados.

Censo

De acordo com o IBGE, a partir dos resultados preliminares da Amostra do Censo Demográfico de 2010, o número de pessoas com deficiência corresponde a 23,9% da população brasileira (veja o infográfico), que encontram dificuldades em termos de acessibilidade, principalmente nos centros urbanos.  

Na capital mineira, de acordo com Edson Ferreira, da União dos Paraplégicos de Belo Horizonte existem 52.966 pessoas com deficiência, segundo dados aferidos pelo Instituto Esther Assumpção (de Betim). Para Ferreira  as obras empreendidas na cidade ainda não atendem, de forma integral, às necessidades dessa população.

Rampas somente nas laterais o canteiro central não foi rebaixado.

Obstáculos

No cruzamento da Avenida Augusto de Lima com a Rua Espírito Santo, por exemplo, há uma rampa dos dois lados da avenida, contudo o canteiro central não foi rebaixado, o que dificulta a travessia do cadeirante.

A regional centro-sul reconhece que não há o rebaixamento do canteiro central do trecho citado, é informa que será feita uma vistoria no local ainda sem data prevista.  afimar a assessora de comunicação Mara Damasceno.

 

 

Por: Ana Carolina Nazareno e Hemerson Morais.

Foto: Hemerson Morais.

Belo Horizonte é palco do maior evento de design do Brasil. A IV Bienal Brasileira de Design 2012 (IVBBD) está ocorrendo em diversos ambientes da capital mineira até o dia 31 de outubro, reúne designers, artistas, entre outros profissionais, para discutir, analisar e promover o design. “Nós queremos trazer a arte para os espaços públicos de Belo Horizonte, fazendo com que a população conheça e tenha acesso não só à arte, mas a lugares que passam despercebidos no nosso dia-a-dia”, declara o comerciante e produtor cultural, Bruno Braz Golgher, também um dos curadores do evento.

A Mostra tem três pilares. O primeiro é o design de interesse público, relacionado à arquitetura e urbanismo. O segundo é a economia do design, e o terceiro é o contraponto da pedagogia, o que hoje em dia é ensinado e aprendido nas faculdades de design e arquitetura. “A arquitetura é um design. Design é desenho, então, incluir a arquitetura neste evento faz todo sentido”, conclui Golgher.

Belo Horizonte recebe Mostra de Design

O evento visa o aprofundamento em design de ideias. “No futuro, o termo que pretendemos explorar é o design de comidas e o design na ciência da vida, como próteses para pessoas”, informa Golgher.

Para hoje está prevista uma palestra que apresentará o Bimbon, uma plataforma de informações financeiras para projetos de arquitetura, que proporcionará ao profissional uma ferramenta online capaz de fazer orçamentos dos gastos da obra em tempo real, além do Design de Experiência com Koji Pereira, a partir das 19h.

A Bienal conta também com exposições, que estarão abertas das 15h30 às 19h.

Por Paloma Sena e Rute de Santa

Fotos: Paloma Sena e internet