O Arquivo Público Mineiro de cara nova

O Arquivo Público Mineiro de cara nova

2 914

Prédio do século XIX será reformado e integrará ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade

O Arquivo Público Mineiro (APM), localizado na Avenida João Pinheiro, 372, receberá recursos para reformas e melhorias do espaço através do Circuito Cultural Praça da Liberdade (CCPL). O prédio, construído em 1897 foi sede de repartições da Prefeitura Municipal e teve sua última reforma em 1998.

O APM preserva e cuida de documentos e os disponibiliza para a população. É a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais, foi criada em Ouro Preto em 1895. Fazem parte do acervo, manuscritos, impressos, fotografias, gravuras, filmes que retratam a história de Minas Gerais desde o século XVIII até o século XX.

O estudante Cliver Thiago, 17, trabalha há 1 ano e 5 meses no APM, garante que a maioria dos visitantes do Arquivo é composta por estudantes universitários e é freqüente as visitas técnicas promovidas por escolas de ensino fundamental e médio. A reprodução do acervo fotográfico, por exemplo, só é permitido mediante preenchimento de uma autorização para uso e custa a partir de R$10,00 por imagem, mais R$ 1,50 para taxa de matéria e mais taxa de envio. O prazo e valores dependem da quantidade de imagens solicitadas.

O Arquivo Público passará, ainda, pela complementação das obras de restauração, reforço estrutural e climatização, que permitirão um acondicionamento mais adequado ao acervo. É aberto ao público de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.

Por Daniella Lages

Foto: Camila Sol

2 COMMENTS

  1. Real great information can be found on web blog . “The only thing you take with you when you’re gone is what you leave behind.” by John Allston.

Leave a Reply