O Foursquare conquista adeptos atraídos por descontos e brindes (vídeo)

O Foursquare conquista adeptos atraídos por descontos e brindes (vídeo)

O Foursquare é um aplicativo em que o usuário fala onde está, compartilha lugares com seus amigos e vê onde os outros estão. Ele era muito popular no exterior, em 2009, quando foi criado, e tem arrebanhado usuários brasileiros, devido ao ao aumento das vendas de celulares smartphones com acesso a internet 3G. O aplicativo além de mostrar aos seus amigos onde você está, é uma maneira de localizá-los e, assim, facilitar os encontros. A localização do usuário é feita através de check-in que é quando o aplicativo utiliza o GPS para localizar o local em que o usuário está, e compartilha essa informação com seus seguidores

A consultora de moda, Ana Paula Amaral, declara que o Foursquare deixa registrado apenas o último lugar que a pessoa foi, não todos. “Sempre logada no Facebook, registro os lugares que gosto de frequentar, locais que acho bacana ou curioso. Por exemplo, você pode cadastrar seu cartão de credito na rede e conseguir descontos e promoções ao dar um check-in. Aqui em BH, sei que o Pátio Savassi oferece uma vaga para o prefeito do Foursquare”, informa. Essa “postagem” pode também aparecer no Facebook e no Twitter. Os usuários podem, ainda, fotografar e avaliar os lugares em que estão, dando dicas ou informações. Por exemplo, um bar ou restaurante em que a comida é boa ou tem um ótimo atendimento, ou até mesmo o contrário. Esses comentários podem ser lidos por outros usuários do aplicativo.

O Foursquare, também, é um jogo entre pessoas de uma mesma cidade, porque alguns check-ins geram uma pontuação, os pontos se acumulam e as ações geram troféus, que são os badges. Há, também, os mayors (prefeitos) de determinados locais, que recebem esse título devido ao grande número de check-ins realizados em um mesmo local. Esses recursos tem sido utilizados pela publicidade em ações de promoção de determinados estabelecimentos onde os frequentadores podem receber descontos ou até mesmo um brinde devido ao check-in realizado naquele local.

“O Foursquare, hoje, é usado para chamar as pessoas para lojas ou restaurantes para que efetuem check-ins nesses locais para ganhar brindes e tem dado resultados”, afirma o publicitário, Ernani Hoffman.  É o caso do estudante Guilherme Mattos de Albuquerque, 21, que usa o aplicativo atraído pelas promoções. “As vantagens são a interação social que ele promove de forma portátil. O aplicativo, também, promove alguns descontos, alguns brindes tal como ‘drink grátis em tal lugar’ ou ‘20% de desconto em tal loja’, assim, basta fazer o check-in no aparelho e mostrar a tela ao atendente. É uma forma de incentivo ao uso do aparelho, e realmente funciona”, explica Guilherme Albuquerque.

O publicitário Ernani Hoffman

Confira o vídeo com o publicitário Ernani Hoffman sobre o Foursquare na Publicidade:

Por: Meyre Ellen Carvalho

Vídeo: Meyre Ellen Carvalho

Edição/vídeo: Duda Gonzalez

NO COMMENTS

Deixe uma resposta