Oficinas investem em novos criadores

Oficinas investem em novos criadores

Com o objetivo de iniciar a formação de novos profissionais e ampliar a indústria do audiovisual em Minas Gerais foram realizadas dentro da programação da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes dez oficinas gratuitas voltadas para o público adulto e infanto-juvenil. Os participantes tiveram aulas em diferentes áreas de criação.

 

A professora Anna Rosaura que ministrou a oficina “Por trás da câmera: o suspense no cinema” destaca que as aulas são oferecidas desde a quarta mostra e que como ‘oficineira’ acha fundamental esse trabalho para o evento. “É uma forma de o público interagir com a mostra e para aqueles que têm o objetivo de produzir filmes esse trabalho faz com que criem com qualidade e responsabilidade. É uma sensibilização para quem participa e com isso eles consequentemente ficam com o olhar mais crítico diante do que eles assistem e recebem como imagem e audiovisual”.

 

Renata Fernandes, que ofertou a oficina de Stop Motion para adolescentes, diz que é sempre um grande desafio trabalhar com esse público e despertar neles o interesse pela criação. Ela optou por incluir os participantes nos vídeos, e na produção para que eles interagissem e se identificassem com produto final. Renata participou de oficinas na mostra e vê esse trabalho como fundamental, pois foi a partir dessas oficinas que se interessou ainda mais pelo cinema. “Ter a oportunidade de deixar a semente do audiovisual é fascinante, com a idade que os alunos têm se eles inventarem um bom roteiro, a gente consegue fazer um filme e exibir na mostra, isso pra mim é muito legal”.

IMG_3393
Renata Fernandes, ex-aluna das oficinas e professora

As oficinas tiveram aulas teóricas e práticas, e no final da mostra foi exibido um longa produzido pelos alunos participantes das oficinas.

Texto Felipe Chagas

Imagens Yuran Khan

NO COMMENTS

Leave a Reply