PASTEL DE ANGU | VEGANO

PASTEL DE ANGU | VEGANO

0 308

Por Ana Sandim – Ingrediente da Vez – Parceira Contramão HUB

 

Receita Campeã do Festival da Quitanda de Congonhas na categoria Quitanda Regional
Pastel de Angu com Recheio Vegano – Itabirito

Massa:
1kg e meio de fubá moinho d’água peneirado
1 colher (sopa) de tempero caseiro (alho e sal)

½ colher (sopa) de óleo de milho mazola
3 litros e meio de àgua filtrada
Temperos caseiros
3 colheres (sopa) de polvilho azedo
⅕ colher (chá) de bicarbonato de sódio
Óleo para fritar

Recheio:

2 umbigos de banana
3 uni. dente de alho
Água e sal para deixar de molho e ferventar
1 cebola picada
1 pimentão verde (amarelo ou vermelho)
1 colher (chá) de colorau
Cheiro verde a gosto
Azeite
Tomate seco

Modo de preparo:

Para o recheio, retirar a parte roxa dos umbigos de banana, até chegar ao coração do umbigo.
Cortar em pedacinhos e deixar de molho na água com sal de um dia para o outro. Escorrer e aferventar até 4 vezes até sair o gosto amargo. Levar ao fogo novamente com água e cozinhar até ficar macio. Escorrer e lavar.

No azeite refogar os umbigos de banana com cebola, colorau, pimentão, tempero e pimenta (a gosto). Depois que esfriar coloque o cheiro verde, o tomate seco e misture.

Para a massa, leve ao fogo a água, o tempero e o óleo. Quando ferver, coloque o tempero caseiro, o bicarbonato de sódio e em seguida o fubá de moinho d’água peneirado, mexendo bem em fogo baixo até cozinhar por uma hora. Despejar o angu em uma bancada lisa e esterilizada, abrir o angu ainda quente e peneirar em cima 3 colheres de polvilho. Com um rolo de polietileno amassar a massa até ficar no ponto de enrolar. Corte a massa em porções menores e coloque e sacos plásticos separados, ou cobrir com um pano limpo, para que a massa não fique ressecada.

Abra cada porção com a mão, se necessário, use o rolo de modo que não fique muito fina. Faça os pastéis um a um no tamanho desejado. Coloque o recheio no centro e feche, apertando as laterais com as pontas dos dedos, formando uns babadinhos. * Sem os babadinhos não é o legítimo e artesanal Pastel de angu de Itabirito. Frite em óleo de qualidade e quente a 180 graus, suficiente para cobrir. Deixe dourar dos dois lados e retire da panela.

NO COMMENTS

Deixe uma resposta