PBH abre Concurso de Artes Urbanas

PBH abre Concurso de Artes Urbanas

0 495

Por Hellen Santos 

 

Foi aberto na última semana um edital pela Prefeitura de Belo Horizonte para o Concurso Profeta Gentiliza, que irá escolher algumas propostas de arte urbana para murais da cidade. As inscrições deram início ontem (19) e ficam disponíveis até o próximo dia 31 de janeiro no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Ao todo, serão selecionados 40 projetos de murais de arte urbana. Pode ser projetos individuais, grupos ou coletivos. O objetivo principal da Secretaria Municipal de Cultura é difundir e reconhecer ações em toda as regiões da capital.

As propostas de arte urbana são variadas conforme o edital: grafite, pintura livre, muralismo, pintura mural, sticker, dentre outras. Para o ganhador do projeto será feito o repasse de R$ 7,5 mil e a autorização da execução da atividade em espaços públicos ou privado. A prefeitura está disponibilizando cerca de R$ 300 mil para a execução do concurso.

O curioso do projeto é o nome, Profeta Gentileza: O nome é destinado a uma homenagem a José Datrino (1917-1996), artista que percorria as ruas do Rio de Janeiro deixando mensagem de paz, amor e cordialidade entre as pessoas nas paredes das ruas.

Atualmente existe o projeto Circuito Urbano de Arte (Cura) que não tem vinculação com a PBH, porém, já vem dando outras caras para a cidade com grafites coloridos no alto dos prédios do centro da capital em homenagem aos 120 anos da cidade.

 

Murais de Arte Urbana

Nesta semana foi realizada uma festa na Rua Sapucaí para marcar a etapa de crescimento do Cura. Nas laterais dos prédios que ficam nas ruas Tupinambás e Tupis, foram entregues pinturas gingantes com iluminação permanente nelas para destacar as obras. As obras foram assinadas pelos artistas DMS de Belo Horizonte, e Milu Correch, de Buenos Aires na Argentina. Na inauguração das obras de arte urbana teve queima de fogos e DJs na lateral do viaduto da Floresta.

 

NO COMMENTS

Deixe uma resposta