Povo fala: Esfriou, né?

Povo fala: Esfriou, né?

0 981

Dia 20 de junho, às 19h34, marcou a chegada do inverno no Brasil, que irá durar 62 dias até a primavera. Meteorologistas afirmam que esse será o inverno mais frio dos últimos 4 anos em Minas Gerais, devido a diminuição do efeito El Niño, efeito climático responsável pelas temperaturas mais altas.

A temperatura na capital mineira pode ser menor que 13,1 graus durante a madrugada. Segundo uma pesquisa realizada pela PUC Minas e Tempo Clima, as mínimas dos últimos cinco anos durante julho ficaram em torno de 16,1 em 2015 e 15,8 em 2010.

Com as temperaturas abaixo da média, como deve ser nossa alimentação  durante o friozinho que fará em Belo Horizonte? Se no verão devemos comer coisas mais leves para prevenir problemas como intoxicação alimentar, no inverno também devemos prevenir comidas muito pesadas durante a noite, manter uma alimentação balanceada com frutas e legumes, também podemos adicionar o caldo, que além de nutrir, nos deixa quentinhos e ingerir bastante líquido (isso em qualquer parte do ano), afirma a nutricionista Paula Moura.

POVO FALA

O Contramão questionou alguns leitores sobre suas preferencias de atividades para passar o tempo durante o inverno e quais comidas preferidas: chocolate quente e ler debaixo das cobertas foram a escolha da maioria dos entrevistados, seguido por caldos e sopa e um bom filme.

Para o estudante Lucas Duarte, temperatura baixa combina com sopas e caldos, além de ficar debaixo das cobertas lendo um bom livro. O também estudante Guilherme Rabello, concorda que sopas e caldos, principalmente de feijão e galinha são as melhores opções para o inverno. “Nunca reparei se tem tanta diferença na rotina, mas… o clima fica melhor para ler em paz, já que é só se cobrir e ficar lá por horas no quentinho lendo de boas. Com um bolo de cenoura ou um chocolate quente pra acompanhar a leitura”, afirma Isadora Faria. Já a química Thaís Franco prefere fazer maratonas de filmes e seriados enquanto come pizza ou bebe um chocolate quente.

Peter Leiva opta por assistir filme enquanto come pipoca, “também gosto de tomar chocolate quente. É muito bom, apesar de não tomar a um tempo”. Mesmo com um pouco de dificuldade para sugerir o que gosta de comer e fazer durante o tempo frio, Paulo Henrique afirma que chocolate quente é sempre uma boa sugestão, “acho que chocolate quente é uma boa sugestão caso você não seja uma daquelas pessoas que se preocupam com o peso. Gosto também de dormir o máximo no inverno. Aliás, é o que mais gosto de fazer quando estou sozinho ou acompanhado”, brinca.

Texto e foto por Julia Guimarães

NO COMMENTS

Leave a Reply