Tudo que você deve saber sobre o carnaval de BH

Tudo que você deve saber sobre o carnaval de BH

O marco de início do ano está chegando! Nesse sábado, 14, a folia do Carnaval começa em BH, assim como em todo o país. A Associação Brasileira de Indústria e Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) estima um aumento de 30% da ocupação dos hotéis durante o feriado. A Belotur, empresa municipal responsável pelo turismo da capital, informou que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas estarão nas ruas, durante o Carnaval.

No sábado, a concentração dos blocos de rua começa a partir das 10 horas da manhã, com o Bloco Muringueiro (R. Juacema, 416 – B. da Graça) e o Bloco Rei (R. Coração Eucarístico de Jesus, 284 – Coração Eucarístico). Já na terça-feira, 17, o Bloco Muringueiro abre a concentração dos bloquinhos (R. Juacema, 416 – B. da Graça). Veja a programação completa dos blocos de rua.

Sol para folia

Para o período de carnaval, a previsão é de tempo parcialmente nublado, sem chuva. A temperatura média de 32ºC durante a tarde. Belo Horizonte foi surpreendida por chuvas constantes causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), no último final de semana. “É um fenômeno típico do Verão e tem como característica provocar chuvas significativas por dias consecutivos”, explica o meteorologista Claudemir Felix, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). “A interação da umidade da Amazônia, frente fria semi-estacionária no oceano Atlântico Sul e convergência de umidade em baixos níveis da atmosfera formam e alimentam a ZCAS”, completa Felix.

O Brasil vem enfrentando uma das piores secas da história. O problema de abastecimento se deve ao desperdício do recurso e da falta de chuvas. A média de chuvas previstas para o período de dezembro a fevereiro era de 372mm, quando a média histórica para esse período é de 803mm, ou seja, choveu aproximadamente 46% menos do que o esperado.

Policiamento

A Policia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte contará com mil homens a mais, em relação a 2014, para o efetivo policial de segurança, devido à expectativa de maior público. Ao todo serão cerca de 6 mil policiais militares na nas ruas da capital. Em todo estado será empregado o efetivo de 43 mil homens, com reforços também nas estradas.

Com intuito de reduzir o número de afogamentos, em relação ao mesmo período do ano passado, o Corpo de Bombeiros contará com 6.300 homens de prontidão, sendo 2.200 trabalhando somente na região metropolitana de BH (RMBH). Para reduzir o tempo de atendimento todos os soldados da corporação estarão de plantão.

Ocorrências simples como: perda ou extravio de documentos e objetos pessoais, acidentes de trânsito sem vítimas, entre outras, os foliões poderão contar também com a Delegacia Virtual onde podem registrar essas ocorrências sem precisar comparecer a uma DP.

Abre e Fecha de Carnaval

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH) no sábado e no domingo de carnaval, 14 e 15, serão dias de funcionamento normais do comércio. Já na segunda-feira, 16, de acordo com a Cláusula 43ª da Convenção Coletiva do Comércio 2014/2015, os estabelecimentos não funcionaram e na terça-feira, 17, é considerado feriado. Na quarta-feira de cinzas, 18, é considerado feriado até o meio-dia.

As lojas estabelecidas em shopping centers deverão seguir as orientações de suas administrações, desde que estas orientações não contrariem o que está previsto em lei. Os órgãos públicos e bancos não funcionarão na Segunda (16/02) e Terça-feira (17/02) e poderão fazer atendimento ao público a partir das 12 horas da Quarta-feira (18/02). De acordo com a Resolução n°. 2.932 de 28/02/2002 do Banco Central, a segunda-feira e a terça-feira de carnaval não são consideradas dias úteis. Em relação à “Quarta-feira de Cinzas”, os bancos deverão informar com antecedência ao cliente, sobre o horário que adotarão para atendimento ao público, desde que seja garantido o horário mínimo de 02 (duas) horas.

A CDL-BH informa que essas regras se aplicam as empresas e funcionários vinculados aos Sindicatos dos Empregados do Comércio, dos Lojistas do Comércio, do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios, Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios, do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material de Construção e do Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário, Armarinho de Belo Horizonte.

Texto: Felipe Chagas e Umberto Nunes

Foto: Arquivo Contramão – Carnaval 2014

NO COMMENTS

Leave a Reply