“A era das sacolas plásticas vai chegando ao fim”

“A era das sacolas plásticas vai chegando ao fim”

A sacolinha de plástico convencional está com os dias contados em BH. A partir de 28 de fevereiro, entra em vigor a Lei 9.529/08, que proíbe o uso das embalagens que não sejam produzidas de material reciclável ou biodegradável.

A medida passa a valer para todos os estabelecimentos comerciais da cidade, que terão de oferecer alternativas ecologicamente corretas. Segundo especialistas, o saco de plástico tradicional é um dos grandes vilões do meio ambiente, já que pode levar até 400 anos para se decompor, enquanto os não provenientes do petróleo levam, no máximo, 18 meses para se degradar.

O vendedor, Gabriel Sousa, 26, funcionário da Savassi Games, fica satisfeito com a nova lei. “Eu acho muito boa essa ideia, é bom saber que a era das sacolas plásticas vai chegando ao fim, pois eu sei muito bem dos malefícios que ela traz. E os proprietários da loja já estão se movimentando para aderir às sacolas de papel, que é bem melhor”.

Na loja, as novas sacolas, deverão ser utilizadas a partir do dia 29 de fevereiro. O vendedor afirma que caso o cliente queira comprar algum objeto de grande porte, ele deverá levar sua própria sacola.

A nova lei estabelece que supermercados, lojas em geral, padarias, açougues e todos que não cumprirem a norma estão sujeitos à multa de R$ 1 mil, aplicada em dobro na reincidência, a cassação do alvará de funcionamento e até a interdição. Alguns supermercados e lojas da capital já aderiram à substituição das sacolas.

Por Arthur Henrique Costa.

NO COMMENTS

Leave a Reply