“Bate um orgulho porque eu ajudei a construir isto aqui”, diz operador...

“Bate um orgulho porque eu ajudei a construir isto aqui”, diz operador de máquinas na obra da Savassi

As obras de revitalização da Praça Diogo Vasconcelos, popularmente conhecida como Praça da Savassi, estão em fase de acabamento, após serem iniciadas em março de 2011. Previsto para ser inaugurado em abril, o espaço foi todo adaptado para melhor atender aos pedestres, que vão poder usufruir dos ambientes de convivência. Com isso, passados os transtornos gerados pela parte bruta da reforma, a população belo-horizontina e os turistas terão um motivo a mais para frequentar o lugar que sempre reúne muita gente, seja durante o dia ou à noite.

A reforma da praça privilegia o pedestre, uma vez que, bancos foram colocados nos quarteirões fechados, calçadas foram adequadas para deficientes visuais e o projeto paisagístico torna o lugar agradável para os transeuntes.

dsc_0506
O estudante Oscar Joseph acha que as obras estão demorando e espera valer a pena. "Acho que vai ficar muito bom", destaca.

Em meio à terra, brita, areia e muitos homens, algumas mulheres se destacam. A profissão, que um dia fora exclusivamente masculina, hoje, conta com a presença da mulher. Trabalhando nas obras da Savassi há aproximadamente dois meses, a servente Rafaela Maciel conta que trabalha igual homem. “A gente limpa, carrega entulho. Se precisar carregar brita, fazer uma massa, qualquer coisa, a gente também faz, mas agora que já está acabando a gente está mais na limpeza”. A servente destaca ainda que, vai passear na praça quando esta ficar pronta. “Com certeza vou passear aqui quando ficar pronto. Apesar de que antes de ficar pronta a gente já está estreando”.

dsc_0517
A servente Rafaela Maciel durante o trabalho

Trabalhando nas obras há um ano o operador de retroescavadeira Walison Horta acredita que vai ficar excelente o lugar e explica que seu trabalho é bem puxado. “Trabalho com máquina e tenho que atender a obra toda”. Horta destaca ainda que sentirá orgulho do trabalho, quando este terminar. “Bate um orgulho porque eu ajudei a construir isto aqui e futuramente vou estar desfrutando”, finaliza.

dsc_0485
Operador de retroescavadeira Walison Horta

Latas de lixo

O advogado André Rodrigues tem um escritório na Savassi e observa que, nos quarteirões fechados da “nova Savassi”, não foram colocadas latas de lixo. “Não tem nenhuma lata de lixo, então está uma sujeira danada. Todos os dias você caminha na região e vê os lixos jogados nas ruas, lata, resto de comida. Não é nem por falta de educação é por falta de opção de jogar o lixo, que os pedestres aqui estão acabando por sujar a área que mal foi inaugurada e já está suja todos os dias”.

dsc_0514
Quarteirão sem lixeiras.

O advogado também vê lados positivos nas obras: “Prestigiou-se o pedestre, abriu novos espaços para a interação, para quem caminha, para quem vem ver o comércio e isso tudo é muito bom. Por outro lado, está demorando muito”. Para ele, há um atraso grande para finalizar esta obra nos detalhes. “Esta questão da falta de lixeira, os bancos estão inacabados, muita coisa por fazer”, avalia.

Confira a galeria de fotos no Facebook do jornal Contramão

Por: Bárbara de Andrade e Felipe Bueno

Fotos: Felipe Bueno

2 COMMENTS

Leave a Reply