Após hiato de quase 80 anos, o time retorna às quadras e disputa vaga para o maior campeonato da modalidade no país

Por Pedro Soares

Fundado em 1930, ainda como Palestra Itália, o time de basquete do Cruzeiro surgiu como parte do projeto de expansão poliesportiva do clube. Na época, a equipe tinha apenas o trabalho de base na categoria juvenil, mas, comandados pelo ídolo Celeste, Bengala, venceu o campeonato municipal (BH), conquistando o seu primeiro título dois anos depois. 

Dando sequência no projeto, Bengala conduziu os jovens a um título nacional conquistado de maneira invicta em 1944. Mas, logo após a conquista, o time passou por hiato de 77 anos. 

Equipe Cruzeirense campeã nacional em 1944. Foto: redes sociais do clube.

Em abril de 2021, Cruzeiro Basquete retornou às quadras com sede longe da capital mineira, em Montes Claros, cidade do Norte de Minas e reduto cruzeirense. No mesmo ano, a equipe em parceria com universidade Unicesumar concedeu bolsas de estudo de 100% para alunos atletas. O time venceu os Jogos Universitários Mineiros (JUMs) e chegou ao pódio no Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), garantindo a segunda colocação. 

Foto do time. Fonte: @cruzeirobasquete.

O atleta Matheus Santos, 21, fez parte dessa campanha até o pódio como o mais jovem do elenco. Ele descreve a participação no campeonato como uma experiência única. “É um campeonato grande, um campeonato top, uma experiência bacana e única, principalmente pra mim, que na época era o atleta mais novo”, relata. 

Mesmo sendo uma disputa universitária, o JUBs é um campeonato de altíssimo nível. A equipe IESB, do Distrito Federal, fez a final frente ao Cruzeiro e contava com o elenco do Cerrado Basquete. Santos ressalta a importância desse tipo de competição, principalmente, para a visibilidade dos atletas. “Muitos atletas de nível jogando, times profissionais, como o Cerrado Basquete… jogar um campeonato como esse proporciona muitas coisas, tem muitos patrocinadores e com isso surgem oportunidades”, pontua.

Após a chegada ao pódio, a equipe mineira ficou um período longe das competições, mas no início de 2023 o clube voltou com grandes novidades para a torcida celeste. Firmou uma parceria com o Olympico Club, tradicional formador de atletas de base em Minas e divulgou a mudança de sua sede, de Montes Claros para Itatiaiuçu.

Cabuloso disputa o CBB

Em fevereiro deste ano, o Cabuloso anunciou sua participação no Campeonato Brasileiro de Basquete (CBB) que teve início no mês de março. A competição contou com dez equipes participantes divididas em duas conferências: Chuí e Cadun.

Conferência Chuí (1):Basket Osasco-SP, AZ Araraquara-SP, Vitória-BA, AD Brusque-SC e Blumenau-SC
Conferência Cadun (2): Praia Clube/Gabarito-MG, Cruzeiro-MG, Liga Sorocabana-SP, Basquete Pinda-SP e Basquete Santos/Bluemed/Fupes-SP.

No formato da competição as equipes jogam dentro de suas conferências e as quatro primeiras se classificam para os playoffs, numa espécie de quartas de final. Dos quatro times classificados é feito um quadrangular no formato de todos versões todos, com a sede sendo na casa da equipe de melhor campanha. 

O Cruzeiro terminou com a melhor campanha na fase classificatória e após vencer o Basket Osasco, numa série melhor de três, garantiu o direito de ser o anfitrião do Final Four da competição.

Mesmo a sede do clube sendo em Itatiaiuçu, os jogos aconteceram em Belo Horizonte, na Arena Hall, uma arena com espaço para abrigar 2.400 torcedores. A decisão de trazer as finais para a cidade se deu pela necessidade de ter um ginásio com maior capacidade para o público.

Venha participar!

O Final Four do campeonato brasileiro acontece nos próximos dias 8, 9 e 10 de junho e não há desculpas para os belorizontinos não prestigiarem. O Cruzeiro disponibilizou entrada gratuita para todos os dias de competição. E o ingresso pode ser retirado gratuitamente nas bilheterias da arena ou através do Sympla.

Para quem não puder ir assistir aos jogos, calma, assim como foi nos últimos anos, o canal Band Sports irá transmitir todas as competições ao vivo. 

Programação Final Four – Jogos ao vivo no Band Sports

8 de junho

18h – AZ Araraquara x Basquete Santos
20h – Cruzeiro x Liga Sorocabana

9 de junho

18h – Vencedor do jogo 1 x Perdedor do jogo 2
20h – Vencedor do jogo 2 x Perdedor do jogo 1

10 de junho – (confrontos dependem dos resultados)

NO COMMENTS

Leave a Reply