Entenda como as cidades podem se beneficiar do ecoturismo e ampliar a conservação da biodiversidade e das comunidades locais

Por Thayla Araújo

Ecoturismo é uma modalidade que tem ganhado cada vez mais espaço e relevância no mundo, pela proposta de aliar a visitação a áreas naturais à preservação do meio ambiente e da cultura local. Além de revelar boa opção de lazer e contato com a natureza, a prática tem papel importante na conservação da biodiversidade e das populações locais.

No Brasil, um dos países mais ricos em termos de diversidade biológica e cultural, o ecoturismo é uma atividade em ascensão, com oferta diversificada de destinos e experiências, de trilhas ecológicas à observação de aves, de passeios de barco a visitas a comunidades indígenas e quilombolas. Segundo a guia de turismo Rayssa Marques, “o papel do ecoturismo na conservação da biodiversidade está relacionado ao fato de que muitos dos destinos turísticos de natureza são áreas de conservação ou possuem rica fauna e flora, que precisam ser preservadas para garantia a sobrevivência das espécies e dos ecossistemas”, destaca, ao lembrar que a prática também gera recursos financeiros para a gestão e a manutenção de tais áreas, “por meio do pagamento de ingressos, taxas, licenças e outras formas de contribuição”.

Outro aspecto importante do ecoturismo diz respeito à valorização da cultura e das comunidades locais. Muitos dos destinos turísticos de natureza têm rica diversidade cultural, representada pelas comunidades tradicionais que vivem na região. “Essas comunidades, muitas vezes marginalizadas e vulneráveis, podem se beneficiar do ecoturismo, por meio do desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis, como o artesanato, a produção de alimentos e a prestação de serviços turísticos. Dessa forma, ele pode contribuir para a inclusão social e o fortalecimento da identidade cultural dessas comunidades,.”, frisa Rayssa.

No entanto, também apresenta desafios e riscos à proteção ambiental e às comunidades locais, por meio do aumento dos fluxos turísticos, que podem levar a degradação ambiental, poluição, invasão de áreas protegidas, perda de biodiversidade etc. Para minimizar os riscos e maximizar os benefícios do ecoturismo, é necessário adotar práticas responsáveis ​​e sustentáveis, que promovam a inclusão da comunidade local, a implementação de medidas de preservação ambiental e a valorização da cultura e da história locais. Essas ações ajudam a monitorar o impacto do turismo e incentivar a diversificação econômica. Trata-se de atividade transformadora, capaz de promover a conservação da biodiversidade e a inclusão social. Para isso, é preciso investir em planejamento, gestão e conscientização.

Destinos

No Brasil, existem diversas opções de ecoturismo. Confira, abaixo, alguns dos mais populares.

  • Amazônia: a maior floresta tropical do mundo oferece uma infinidade de oportunidades de se divertir e preservar, como passeios de barco, caminhadas na floresta, observação de animais e visitas a comunidades indígenas.
  • Pantanal: a maior planície alagada do mundo é um dos principais destinos para observação da fauna e da flora, com muitas opções de passeios de barco, caminhadas e cavalgadas.
  • Chapada dos Veadeiros: localizada no estado de Goiás, a Chapada é um destino popular para trilhas, cachoeiras, rios e paisagens deslumbrantes.
  • Bonito: localizado no estado de Mato Grosso do Sul, o município é conhecido por suas águas cristalinas e atividades como flutuação em rios, mergulho em cavernas, trilhas e cachoeiras.
  • Serra do Cipó: refúgio do ecoturismo em Minas, perto de Belo Horizonte (e, por isso, pode lotar nas férias), a área é protegida por um parque nacional de 34 mil hectares, com nascentes, cânions, cachoeiras e córregos. É, também, lar do lobo-guará e do tamanduá-bandeira As trilhas podem ser feitas a pé, de bicicleta ou a cavalo, e passam por jardins botânicos de altitude cercados por sempre-vivas, bromélias e exóticos matacões pontiagudos.
  • Conceição do Mato Dentro: a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. Ela tem 273 metros de altura e cai entre paredões alaranjados.
Conservação e sustentabilidade

“A conservação ambiental busca conciliar o turismo com a preservação da natureza. Isso significa que os empreendimentos devem ser planejados e executados de forma sustentável, de modo a minimizar o impacto ambiental e preservar os recursos naturais”, explica Rayssa Marques. Além disso, o ecoturismo pode ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação ambiental, por meio de atividades como trilhas ecológicas, observação de animais e visitas a áreas de preservação. “A valorização das comunidades locais ajuda a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. Isso porque, ao promover o turismo sustentável, os empreendimentos podem gerar empregos e renda para as comunidades locais, além de incentivar a valorização da cultura e dos recursos naturais da região”, completa.

Desafios

O ecoturismo enfrenta diversos desafios em relação a gestão, infraestrutura, regulamentação e conscientização. Em primeiro lugar, está a gestão inadequada das áreas naturais, que pode prejudicar a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades. É importante que os empreendimentos de todos os segmentos trabalhem em conjunto com os órgãos reguladores, para garantir o cuidado adequado às áreas de preservação.

A falta de infraestrutura, por sua vez, pode dificultar o acesso dos turistas às áreas naturais, além de prejudicar a qualidade da experiência a ser vivenciada. Além disso, há riscos à saúde e à integridade das pessoas. É de suma importância que se invista em infraestrutura adequada, em trilhas, pontes e sinalização, que garantam a segurança e o conforto dos turistas.

A regulamentação inapropriada prejudicar muito os empreendimentos, caso sejam identificadas práticas que afetam a natureza e a comunidade local. É importante seguir as regulamentações ambientais e trabalhar em conjunto aos órgãos responsáveis por sustentabilidade, preservação e segurança dos locais.

Por fim, a falta de conscientização leva a práticas indevidas, como a poluição e a perturbação da fauna e flora local. É importante investir em campanhas de conscientização, capazes de educar os turistas e a comunidade sobre a importância da preservação ambiental.

Rayssa explica que, para lidar com os desafios de forma responsável, os empreendimentos devem adotar práticas sustentáveis. “Destaco, neste sentido, o uso de energia limpa, a redução do consumo de água e a gestão adequada dos resíduos. Investimento em treinamentos e capacitações dos funcionários também garante  atendimento de qualidade. Pode-se trabalhar em parceria com organizações ambientais e a comunidade local, para promover a conscientização e a preservação ambiental”, afirma.

Experiências

O ecoturismo rende uma série de possibilidades a seus praticantes. Tais experiências tornam tudo mais belo e intenso. A começar pela observação da fauna e flora. Muitas áreas naturais são ricas em biodiversidade e oferecem a oportunidade de observar espécies de animais e plantas não encontradas em outros lugares. Presenciar pássaros, macacos, tartarugas, baleias ou leões-marinhos é algo marcante nas viagens, ainda mais para aquelas pessoas que convivem com o caos da cidade grande.

Caminhar em trilhas também pode ser uma experiência desafiadora, assim como gratificante e libertadora. A caminhada permite que o turista explore paisagens naturais, como montanhas, florestas, rios e lagos, e ainda ajuda a conhecer melhor a fauna e a flora locais. Ela  possibilita, ainda, que se entre em contato com a cultura local.

Muitos destinos também oferecem atividades esportivas, como escalada, rapel, rafting, canoagem e surfe, dentre outras. Tais práticas são uma oportunidade perfeita para testar os limites físicos e emocionais, além de proporcionar momentos de muita diversão, sozinho ou em família.

Ecoturismo também é sinônimo de conhecimento de culturas locais. O turismo sustentável, muitas vezes, está associado à cultura, pois possibilita o contato com diferentes costumes. É possível visitar as comunidades tradicionais e aprender mais sobre culinária e modo de vida. As cidades históricas, neste sentido, são ideais para adquirir novos conhecimentos. Por fim, há quem aproveite para relaxar e contemplar. Muitos destinos, afinal, oferecem tais oportunidades, que se traduzem numa pausa revigorante em relação à  estressante rotina do dia a dia.

A guia Rayssa Marques salienta que, “independentemente da experiência, é fundamental praticar o ecoturismo de forma consciente e responsável, respeitando a natureza e a cultura local, para garantir a preservação das áreas naturais e a qualidade de vida dos habitantes”.

Empreendimentos

Ainda segundo Rayssa, os turistas com interesse em escolher lugares responsáveis e sustentáveis podem tomar medidas para se informar e fazer escolhas conscientes, como pesquisar a reputação do empreendimento, verificar se possui certificações e selos de qualidade, que mostram se há prática de boas condutas ambientais e sociais. A ABNT NBR 15401, por exemplo, garante que a gestão de turismo é sustentável. A Rainforest Alliance atesta que se  praticam ações para proteger o meio ambiente e a comunidade local, com observação da infraestrutura e verificação de programas de educação ambiental.

A especialista destaca, por fim, a importância de escolher operadoras de turismo especializadas em ecoturismo. “Elas têm maior conhecimento sobre os destinos e empreendimentos, e podem oferecer sugestões e informações valiosas para a escolha consciente. Também é importante lembrar que a certificação não é garantia absoluta de que a iniciativa seja sustentável e responsável. Trata-se, antes, de um indicativo importante”, comenta. Além disso, é fundamental que os turistas adotem práticas conscientes durante a viagem, como respeitar as normas de preservação ambiental e as tradições culturais das comunidades locais, para contribuir com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do turismo.

NO COMMENTS

Leave a Reply