40 anos de Teatro e Dança em Minas Gerais

40 anos de Teatro e Dança em Minas Gerais

0 593

Há 40 anos, artistas e produtores de Teatro do Rio de Janeiro criaram a “Campanha das Kombis”, que tinha o objetivo atrair mais público para as salas de teatro da cidade, uma vez que nos meses de dezembro e janeiro, a redução do público era grande. Organizadores da campanha abaixaram os preços das peças que ocorriam nos teatros e os ingressos eram vendidos em kombis espalhadas pela cidade. O sucesso foi tão grande que a ideia chegou a Minas Gerais e São Paulo, repercutindo logo depois, para os estados da Bahia, Paraná e outros espaços culturais do país. Na época, o projeto era patrocinado pelo Governo Federal, que foi se afastando e reduzindo sua participação. No Governo Collor, o governo saiu definitivamente da campanha.

Em Minas Gerais, desde 1983, a campanha é patrocinada pela SINPARC/MG (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais) e sofreu algumas modificações. O nome foi a primeira mudança, passando para Campanha de Popularização do Teatro, uma vez que os ingressos são vendidos nos postos de vendas fixos. Posteriormente, a época do ano em que a campanha acontece também mudou e agora é de janeiro a março. Em 1999, a dança também foi integrada no projeto que hoje é realizado em mais cidades de Minas Gerais, além da capital, a campanha se estende em cidades como Araxá, Ipatinga e Juiz de Fora.

No decorrer dos últimos 15 anos, a campanha já alcançou mais de 4,5 milhões de espectadores e conta com o apoio das empresas: Globo Minas, Vallourec, Usiminas, Magnesita, Gurpo Contax e Copasa.

40 anos

Segundo o presidente do SINPARC, Rômulo Duque, a 40ª edição da campanha traz novidades. “Este ano acontece o lançamento da Mostra Caminhos das Artes, que tem como objetivo promover e deixar visível aos moradores de Nova Lima, os espaços de arte, riqueza e diversidade artística da região Noroeste enquanto patrimônio e polo cultural.”

Para este lançamento, diversos grupos nacionais importantes como Primeiro Ato, Quik, Armatrux e Atrás do Pano se reuniram para apresentar espetáculos de teatro adulto, infantil e dança. Além das peças, a Galeria Lemos de Sá fará parte da programação, com obras de Amílcar de Castro e de renomados artistas que fazem parte do acervo da galeria.

Para que os belo-horizontinos possam participar da programação, ônibus sairão do Palácio das Artes e fará um roteiro pelos espaços de acordo com o horário dos espetáculos.

Mais Informações no site: https://www.sinparc.com.br/40campanha/index.php 
Texto por: Luna Pontone

Foto: Divulgação

NO COMMENTS

Leave a Reply