60 anos. 60 histórias: Cursos de aviação da Una comemoraram a primeira...

60 anos. 60 histórias: Cursos de aviação da Una comemoraram a primeira década

0 112

Por Bianca Morais 

Desde o ano de 2017, a coordenação dos cursos de aviação do Centro Universitário Una promove a Semena da Aviação, com o intuito de discutir sobre temas diversos dentro da área, são convidados externos, realizadas mesas redondas, palestras, workshops, tudo em torno de levar aos estudantes as novidades do mercado.

Em outubro de 2020, os cursos Manutenção de Aeronaves e Pilotagem Profissional de Aeronaves, completaram 10 anos e como forma de comemoração a equipe do Marketing da instituição, em parceria com a Fábrica, preparou um mês inteiro de programação com muitas novidades, transformando aquela semana em um mês inteiro com lives, reportagens, vídeos e muito mais com figuras importantes do meio. 

E hoje vamos relembrar essas ações, confira:

Lives

Dr. Ozires Silva

Fundador da Embraer, Dr. Ozires Silva, é uma das figuras mais importantes da aviação no país e Patrono dos cursos de Aviação do grupo Ânima. Na live do dia 22 de outubro, ainda disponível no Youtube, o Dr. Ozires fez um apanhado dos desafios e histórias de seus anos como um dos maiores empreendedores do Brasil. 

A live ministrada por Kerley Oliveira, professor e coordenador dos cursos de aviação do Centro Universitário Una, contou ainda com a participação do reitor Rafael Ciccarini, o diretor do campus Linha Verde, Bruno Soares, diretor da revista Asas, Cláudio Lucchesi, professor e coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da UniSul, Paulo Roberto, e os ex alunos do curso de Pilotagem, professor Saulo Tavares e professor Renard Queiroz.

“Professor e comandante, Ozires, um dos maiores brasileiros vivos, uma pessoa com uma trajetória que inspira a todos e que transcende para a aviação como um dos principais de todo o mundo. Como empreendedor segue sendo uma figura minúscula que transcende a própria área da aviação, figura pública e privada digna de todas as homenagens”, comenta o reitor Ciccarini na live.

Além da live, o Dr. Ozires também participou de um podcast da Rádio Una Fábrica disponível no Spotify. Tendo como Host, Elias Santos e na produção Raphael Campos, o podcast foi gravado de forma remota com o convidado em São Paulo.

“A família do Dr. Ozires nos deu todo o apoio técnico para que o convidado conseguisse conectar através do zoom para fazer a gravação. Ozires foi uma pessoa muito receptiva, educada e falante, explicou muito sobre sua carreira, nos apresentou vários pontos interessantes da trajetória dele na aviação e foi um papo muito interessante, esclarecedor, eu que não conhecia tão bem a história do Dr.Ozires fiquei fascinado com a experiência, com a construção e por tudo que ele passou durante a sua carreira”, conta Raphael.

Mulheres na Aviação

No dia 16 de outubro daquele ano, aconteceu a live Mulheres na Aviação, trazendo como convidadas Bethânia Porto, comandante da Azul Linhas Aéreas, e as ex alunas da Una, Vitória Cristina, assistente de segurança operacional da Total Linhas Aéreas e Raphaela Menezes, mecânica de aeronaves na empresa IAS – Indústria de Aviação e Serviços. Juntas as mulheres compartilharam experiências e desafios que passam diariamente por trabalharem em uma área majoritariamente masculina. 

“Fui a responsável pelo roteiro e apresentação da live Mulheres na Aviação, na qual tive a oportunidade de conversar com mulheres que trabalham na manutenção de aeronaves e também com uma pilota de Airbus. Foi uma experiência muito importante, não só como jornalista, mas como mulher, pois conheci história de mulheres fortes e empoderadas que estão fazendo história na aviação brasileira”, comenta a mediadora e líder do núcleo de jornalismo Dani Reis. 

 

Papo com a Fábrica 

Arquitetura e Aviação

No primeiro episódio da série, a líder do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo, Karolina Oliveira, compartilhou algumas curiosidades sobre como a arquitetura planeja espaços como aeroportos, uma das mais complexas em relação ao fluxo de pessoas que passam por eles constantemente.

Em um aeroporto é necessário se pensar em tudo, na acessibilidade de pessoas com deficiências, na mobilidade, sinalização, altura, entre outros.

Cinema e Aviação

Nesse episódio, Raphael Campos, líder do Audiovisual, mostrou como o tema da aviação é uma das grandes sacadas em produções cinematrográficas, seja a aviação como tema principal, por exemplo, em filmes de guerra, ou de forma secundária em termos de ambientação.

No Brasil, um dos principais personagens quando se pensa em aviação é Santos Dumont, por isso, existem vários filmes e documentários relatando sua trajetória. No papo com Raphael ele ainda dá a sugestão de vários para maratonar.

Moda e Aviação

Letícia Dias, líder do Núcleo de Moda, participou do papo compartilhando um pouco sobre a linha do tempo dos uniformes da equipe de tripulação, como no começo eles tiveram grande influência do uniforme dos militares, da marinha, o visual das aeromoças e suas saias abaixo do joelho, camisa e blazer, acompanhando a evolução para uniformes mais neutros. 

“O Papo com a Fábrica, programa de entrevistas que temos no Youtube, trouxemos três edições com temas relacionados à aviação, sendo elas: Moda, Cinema e Arquitetura. Nossa equipe desenvolveu todo o roteiro dos programas que tive a honra de conduzir ao lado dos outros líderes da Fábrica”, comenta a apresentadora Dani Reis.

 

Série de reportagens do Contramão

No mês da comemoração dos cursos de Aviação, o Jornal Contramão preparou uma série de reportagens sobre o assunto, abordando três temas muito importantes, sendo eles, o preconceito racial e com mulheres na área da aviação.

Nomeadas, respectivamente, Voando além do preconceito e Elas voam alto, as matérias trouxeram fontes que já sofreram na pele a discriminação, mas que deram a volta por cima e mostraram que na área da aviação tem local para todos.

Teve ainda a reportagem Um plano de vôo: 10 anos dos cursos de aviação, relembrou a inauguração dos cursos de Manutenção de Aeronaves e Pilotagem Profissional de Aeronaves pelo Centro Universitário Una no ano de 2010 e seu crescimento ao longo dos anos, e como a figura do Dr. Ozires foi importante nesse processo, ele que é o Patrono dos cursos de Aviação do grupo.

Com a palavra, o coordenador

“Os eventos online conseguiram abranger pessoas de todo o mundo, foi uma grande repercussão, com participação de alunos e ex-alunos. Para mim é uma satisfação muito grande, trabalho no curso desde o início, o de manutenção, por exemplo, comecei ele do zero, montei a matriz curricular, tenho como um filho, então é um prazer e honra muito grande trabalhar na coordenação desses cursos. Trabalho com amor, sempre fui apaixonado por aviação, desde criança, participei da força aérea, outra paixão que tenho é lecionar, ser professor, unir essas duas paixões docência e aviação é um privilégio e espero continuar mais 10 anos e comemorar os 20 anos”, Kerley Oliveira, coordenador dos cursos de Aviação da Linha Verde.

 

 

NO COMMENTS

Leave a Reply