60 anos. 60 histórias: Una Barreiro

60 anos. 60 histórias: Una Barreiro

0 150

Por Bianca Morais

Nesse mês de setembro, a unidade da Una no Barreiro, completa seus 15 anos, mesmo ano em que o Centro Universitário Una completa seu sexagenário. O campus localizado na região do Barreiro, uma das mais movimentadas da capital mineira, é sem dúvidas um local que abriu portas e oportunidade para aquela localidade.

Atualmente a região, que se industrializou em meados do século XX, se modernizou, expandiu e entre as regionais de Belo Horizonte é uma das mais populosas, com cerca de 300 mil habitantes, distribuídos em 54 bairros. Caso fosse emancipado, o Barreiro estaria entre uma das maiores cidades do estado.

Agora imagine, um belo horizontino, que carrega consigo a vontade de fazer uma faculdade, que vive e trabalha na região, precisar se deslocar para o centro da capital ou lugares mais distantes para estudar. Um dos lemas do Grupo Ânima, mantenedor da Una, é “Transformar o país pela educação”, oferecendo um aprendizado de excelência, com os melhores profissionais do mercado, incluindo inovações e melhorias, e foi dessa maneira que há 15 anos a instituição chegou no Barreiro.

A Una Barreiro está localizada dentro do Via Shopping, o principal centro comercial da região, e próximo a importantes indústrias. O aluno tem a sua disposição no lugar, modernos laboratórios de informática, laboratórios de empresas simuladas, áreas de convivência e biblioteca com amplo acervo. São mais de 3 mil estudantes, distribuídos em mais de 36 cursos de graduação das áreas de saúde, ciências agrárias, humanidades, engenharias, Tecnologia, Ciências Jurídicas e Gestão.

 

O início de tudo

A unidade inaugurou com os cursos da área de Gestão, sobretudo, tecnólogos como Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Comercial, da Qualidade e Logística, além dos cursos tecnólogos da área de tecnologia como Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em seguida, diante da autorização do MEC e da grande demanda, iniciaram os cursos de Engenharias: Civil, Mecânica e Produção.

Os cursos tecnólogos de gestão e tecnologia tinham alta procura, mas a oferta dos cursos de engenharias foi o grande marco do crescimento da unidade, chegando a formar seis turmas simultâneas. Durante a trajetória do campus existiram alguns marcos de aumento procura divididos por áreas. No começo foi na área da gestão, com os cursos tecnólogos e depois de bacharelado, como o curso de Administração. 

Os cursos de engenharias deram seu pontapé inicial em 2012, com uma grande busca na região do Barreiro e do entorno, iniciando o semestre com a entrada de aproximadamente 300 alunos apenas nestes cursos: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Posteriormente, a área da saúde iniciou no campus trazendo muita demanda e aumento do portfólio de nossos cursos possibilitando a oferta de serviços à comunidade com a Clínica Integrada da Saúde.

Atualmente os cursos mais procurados são os da saúde, Direito e Psicologia. 

“A UNA Barreiro teve um crescimento de portfólio de cursos permitindo o acesso da comunidade local em cursos superiores de qualidade. O campus além da sua grande ampliação foi projetado de forma que a comunidade fizesse parte com possibilidade de prestação de serviços como clínica integrada da saúde, NPJ, Bureau”, conta Tatiane Puiati, diretora do campus.

 

Os projetos da unidade

A unidade se localiza em um polo industrial em constante crescimento, por isso, está sempre promovendo projetos que contribuem com o despertar dos jovens para o conhecimento científico, como é o caso do “Viver Ciência”.

O projeto Viver Ciências iniciou através do discurso de um palestrante no simpósio dos professores, que relatou a experiência do aluno do ensino médio de vivenciar a ciência dentro de uma universidade, com a vivência e orientação dos professores do ensino superior e a proximidade de vivenciar uma universidade, despertando o interesse de um cursar uma faculdade. 

A então coordenadora, Iracema Campelo, idealizou o projeto com os professores da área de engenharia, visando contribuir para o desenvolvimento dos alunos da rede pública do ensino fundamental na área de ciências, pensando no aprendizado baseado na experiência do aluno.

O projeto inicialmente foi direcionado aos cursos de engenharias com a oportunidade dos estudantes vivenciarem práticas nesta área, podendo ser ampliado para outras possibilidades como gestão e tecnologia. Ele permite uma formação dos alunos de ensino médio de comportamento, soft skills, raciocínio lógico e práticas em química e física possibilitando o aprendizado na prática.

Além do projeto Viver Ciência, a Una Barreiro procura estabelecer uma relação com a comunidade de parceria e oferta de serviços como a Clínica Integrada da Saúde com atendimentos na área de nutrição, fisioterapia e psicologia. Inclusive, a inauguração dela será feita de forma presencial como uma das comemorações do aniversário de 15 anos, a clínica já está em funcionamento, no entanto, em função da pandemia, ainda não tinha ocorrido.

“Temos o serviços de jurídico através do núcleo de práticas jurídicas. A UNA Barreiro também oferece atendimento de serviços através do Beta – Bureau (Escritório) de Engenharia, Tecnologia e Arquitetura com atendimento de revitalização de praças junto às prefeituras, projetos de arquitetura e civil, desenvolvimento de sites e aplicativos e assessoria nessas áreas”, explica Tatiane.

Tendo parcerias com a prefeitura de Belo Horizonte, Ibirité, Sarzedo, Comunidade Viva do Barreiro e todas as empresas da região, a Una Barreiro oferece atendimento em todas as áreas do conhecimento como:

– Clínica de psicologia

– Clínica de Nutrição

– Clínica de Saúde

– Serviços Jurídicos através do NPJ

– Serviços Financeiros e Contábeis através do NAF

São atendimentos gratuitos e desenvolvimento da comunidade, escolas e empresas da região através dos mais de 30 projetos de extensão realizados pelos alunos e professores a cada semestre.

Os 15 anos

Nesse aniversário de 15 anos da Una Barreiro, a unidade pretende valorizar a comunidade local que faz parte da história do campus, dos alunos e professores. 

“Estamos investindo cada vez mais na infraestrutura, qualidade acadêmica e na área de saúde e ciências agrárias”, conclui a diretora.

Com a palavra, os alunos

Geisiane Bonifácio Andrade

“Ingressei na UNA em agosto de 2018 através de prova vestibular, no curso de Administração – LF Administração de Empresas. Estou na reta final, cursando o 7º período do curso. Escolhi o Campus Barreiro, pela proximidade da minha casa, já que moro no bairro Diamante.

Consigo estudar, graças a oportunidade do programa Pravaler. Eu não teria condições de pagar a mensalidade integralmente e, pelo que sei, é um programa que outras universidades não tem. A UNA tem me atendido muito bem nesses 3 anos e meios que estou por aqui, sempre que precisei foram atenciosos e dedicados a resolverem os problemas. Gosto da liberdade de expressão e criação que eu tenho dentro da Una, posso criar, posso projetar, posso propor e isso é algo que pra mim, faz toda a diferença.

Sempre tive uma boa referência do Centro Universitário Una. Ouvia conhecidos dizendo que a qualidade de ensino era muito boa e que a faculdade estava preparando profissionais para um mercado de trabalho que estava cada vez mais competitivo. E eles tinham razão, nesses 3 anos e meio de curso, a UNA vem de fato me preparando na prática para o mundo lá fora, desenvolvendo em mim as competências de hard e soft skills, tão necessárias para se competir no mercado.

Na UNA eu sou líder de turma há 6 períodos, há mais ou menos um ano me tornei também representante do curso no colegiado do MEC. Criei uma relação de carinho, admiração e respeito com meus professores e meu coordenador. Se eu puder citar: Wander Moreira, Fabiana Almeida, Paloma Xavier, Patrícia Nascimento, Cláudia Martins, Frederico Vargas e meu coordenador Flávio Santos que, desde a primeira vez que pude ouvi-lo em sala, falando sobre administração e o poder da gestão, eu me senti inspirada e sabia que tinha acertado na escolha do meu curso, porque era exatamente o que eu queria. Por diversas vezes me coloquei pessoalmente para eles, com questões de trabalho, projetos, desenvolvimento de carreira e etc. Eles sempre ouviram e apoiaram da melhor maneira possível.

Recebi menção honrosa em Maio de 2021 da UNA Barreiro pela arrecadação de alimentos na campanha Drive Thru solidário.

Participei de muito eventos bacanas na universidade, mas três, são bem marcantes para mim:

  •   Summaê da Gestão
  •   La Casa da Gestão
  •   Rei & Rainha das Exatas

Participei também, por dois semestres consecutivos, do Canal Integrado da Gestão que traz uma vivência muito marcante de como é a realidade de diversas empresas. No projeto, realizamos uma consultoria com as empresas. Ouvimos suas dores, visualizamos os problemas e com base no conhecimento adquirido em sala, de modo analítico, criamos soluções, projetos de melhoria e apresentamos aos empresários. E é uma alegria imensa, você, ainda que estudante, possa ajudar um empresário a tocar melhor seu negócio e dar para ele e sua empresa uma nova perspectiva. Nesse projeto de extensão, tive a chance de ajudar duas empresas.

Nos projetos interdisciplinares (semestrais), fui muito marcada pelo grau de dificuldade e desafio que os professores sempre propuseram, mas também, sobretudo, pelo resultado alcançado. Três projetos me marcam muito:

  1. Elaboração de Plano de Negócios, de acordo com a cartilha do Sebrae no 5º período. Nós elaboramos o plano de um PETSHOP – Vida Animal, foi muito difícil pensar em todas as variáveis que um empreendedor precisa ter em mente antes de abrir uma empresa, mas por fim, elaboramos um plano interessante, capaz de gerar uma lucratividade palpável.
  1. Criação de uma empresa Sustentável, no 4º período. Nós criamos uma empresa de roupas chamada AMBIENTE. As matérias primas como algodão orgânico, seriam utilizadas na confecção, para além de reutilização da água utilizada na fabricação do Jeans. E no mundo de hoje, é difícil imaginar a sustentabilidade né? Foi desafiador, mas por fim conseguimos unir o Sustentável com o Rentável.
  1. No meu 2º período tivemos liberdade para escolher a proposta de trabalho. Eu sou muito ligada ao social, sendo voluntária e engajadora de alguns projetos que têm ajudado centenas de pessoas a ter dignidade. Pensando nisso, quis fazer algo para levar o conhecimento adquirido em sala para outras pessoas. Pensei no nicho de jovens e criamos o projeto “Financial Umbrella Academy” para jovens do ensino médio, em regiões de alta vulnerabilidade social do Barreiro. Esse projeto se mantém hoje suspenso, por conta da situação de pandemia, mas, após o segundo período, continuamos indo às escolas, palestrando e mudando vidas com aulas práticas, um material didático totalmente adaptado a linguagem do público-alvo e aplicação de conteúdo lúdico através de um jogo de tabuleiro que criamos, para deixar a abordagem mais divertida. Esse, sem dúvidas, é o projeto que mais me marca. A UNA apoiou muito esse projeto, inclusive se disponibilizando a fornecer certificados para os alunos participantes e brindes”.

 

Fabrício Adriani

 “Entrei na Una Barreiro em agosto de 2018 para o curso de Administração de Empresas, escolhi a unidade por morar na mesma região, e atualmente, está atendendo minhas necessidades. Neste 2º semestre de 2021, estou no 7º período.

Desde quando eu entrei na Una sempre procurei estabelecer um bom networking tanto com meus colegas de sala quanto professores e coordenadores. Flávio, por exemplo, sempre foi meu coordenador e me deu vários conselhos em relação a carreiras e processos seletivos. Teve uma matéria que ele nos ministrou sobre gestão de pessoas, onde eu peguei várias insights chaves sobre comportamento humano, relacionamento entre colaboradores e colegas de trabalho, ele é uma pessoa ímpar e realmente entende desse assunto e sempre me ajuda em vários pontos.

Até hoje eu pude participar de projetos de extensão que instigaram habilidades de colocar em prática o que aprendi em sala de aula, além de participar de palestras que me trouxeram insights importantes para minha trajetória.

Um projeto de extensão que eu gostei bastante de fazer foi no semestre passado onde nós colocamos em prática realmente aquilo que aprendemos com a professora, foi um projeto de marketing digital onde tivemos que fazer uma consultoria com uma pessoa, realmente pegamos ali na prática, no dia a dia, para entendermos exatamente o que acontece nesse processo de consultoria de marketing digital. Foi uma experiência incrível e uma ótima oportunidade para aprendermos.

De modo geral, tenho uma boa relação com meus professores e colegas de sala, e é justamente isso que eu acredito que uma faculdade mais agrega: o networking construído”.

 

Gabriel Alves Ferreira

“Eu gosto muito de falar que a UNA me encantou, em um primeiro momento, ingressei na faculdade pelo PROUNI, que sem dúvida, nas condições que vivia, era a única forma de conseguir dar o primeiro passo para a construção do meu currículo e trajetória no mercado de trabalho. Sempre acreditei que a faculdade engrandece o currículo de qualquer profissional, possibilita um leque de novas oportunidades, torna cada vez mais possível ser um profissional apto para a disputa do mercado, e junto a isso auxilia o amadurecimento na exploração do melhor potencial pessoal.

Durante a minha trajetória dentro da faculdade obtive a oportunidade de vivenciar momentos ímpares, que ao longo do caminho me tornaram mais maduro com os desafios de ser universitário. Aprendendo a conciliar, trabalho, estudo e vida pessoal.

Das aulas presenciais até a chegada das aulas remotas, sem dúvida foi o maior desafio durante esses anos na faculdade. Contudo, a instituição me trouxe a proximidade de ter aulas remotas como qualquer uma que fosse lecionada no presencial. O fácil acesso ao corpo docente e áreas de apoio, trouxe a tranquilidade em encarar esse novo momento de forma abraçada.

Toda essa experiência vivenciada dentro da UNA, fez com que minha vida profissional pudesse experimentar novas oportunidades. Diante das aptidões que agreguei durante a minha graduação, me trouxe o crescimento profissional, que me permitiu assumir novos papéis dentro da minha corporação, total ligado à área de gestão. Proporcionando executar tudo aquilo que aprendo no meu dia a dia na universidade.

O curso de Gestão Comercial por ter um viés interdisciplinar nos faz sair um pouco da perspectiva de formação muito específica – com o currículo extremamente rico oferecido pela UNA, é possível construir conhecimentos relativos tanto à gestão comercial quanto à gestão de empresas, aumentando assim a empregabilidade do egresso, construindo uma visão mais crítica do mundo e, a partir daí, a maturidade para enfrentar desafios profissionais e pessoais.”

NO COMMENTS

Leave a Reply