60 anos. 60 histórias: Una promove parceria com o Mercado Novo

60 anos. 60 histórias: Una promove parceria com o Mercado Novo

0 530

Com a colaboração, hub de inovação é criado no terceiro andar do mercadão de BH e se chamará Galeria Una

Por Keven Souza

A sinergia entre empresas e espaços educacionais tem ganhado força em busca de soluções de problemas e criação de projetos inovadores. O Centro Universitário Una, que integra o Grupo Ânima Educação, tem apostado nessa ideia e proporcionado cada vez mais oportunidades para os alunos vivenciarem a área de atuação tendo ao seu favor parcerias externas que fogem dos muros da faculdade e vão além da sala de aula. 

Pensando nesse pilar interdisciplinar da instituição, nos últimos meses foi anunciada a parceria da Una com o Mercado Novo de Belo Horizonte. A Galeria Una é fruto dessa sinergia, um espaço de inovação que propõe exponenciar ideias, negócios e entretenimento, pautado por vivências e aprendizados únicos. “A gente espera que a parceria torne o prédio ainda mais diversificado e completo. Essa sinergia é por si só interessante, pois iremos conseguir integrar a educação em um prédio rodeado de histórias. A Una vem para o Mercado Novo com o intuito de somar e torná-lo polo em outras coisas que não somos.”, diz o curador do Mercado Novo, Luiz Felipe, sobre a parceria. 

O Mercado Novo pode ser considerado um local que abrilhanta a cidade. Apesar do espaço ser contemporâneo, seu prédio é antigo, inaugurado em 1960 na Avenida Olegário Maciel, como um reduto de arte, design, gastronomia, cultura que fomenta a boa convivência e beneficia o entorno. É um local descolado frequentado por jovens de diferentes tribos, sejam moradores ou turistas, por meio de diferentes tipos de negócios que ali se apresentam, como restaurantes, cervejarias, cachaçarias, lojas, prestação de serviços, hortifruti, entre outros. 

Foi a partir dessa expertise do Mercado, de unir a parte empresarial com a juventude, que surgiu o foco principal da parceria, impulsionar o empreendedorismo jovem através da Galeria Una. “Ocupar a cidade com estações de aprendizagem é um dos passos da Una. A Cidade Universitária pretende ir além de um espaço acadêmico no Mercado Novo, a Galeria vem para estimular uma relação mais próxima do entorno para que as pessoas experimentem a nossa marca. Com esse vínculo existirá a interação, universitário, empresa e comunidade local.”, comenta a diretora da Cidade Universitária da Una, Carol Sarmento.

O hub de inovação está no terceiro andar do Mercado Novo, que integra oito lojas, e pretende ser palco para as áreas de Gastronomia, Audiovisual, Estética, Moda e Design. Serão disponibilizados quatro espaços que misturam a essência do Mercado com os valores da Una e personifica a grande galeria atrativa. São eles: 

Espaço gastronômico – dedicado aos alunos de gastronomia e entusiastas.

Espaço fashion hub – dedicado a expor e vender peças de marcas parceiras e coleções feitas por alunos da Una.

Lounge dos guarda-chuvas – espaço de convivência para ampla apropriação social.

Palco para apresentações – destinado a pequenas apresentações de música, exposições de trabalho ou artísticas e outras possibilidades. 

*as imagens foram desenvolvidas pelo aluno de Arquitetura e urbanismo da Una, Gabriel Benzaquen

Além disso, serão oferecidos também cursos abertos de cozinha criativa, fotografia, roteiro, história do cinema, e outros, com professores e especialistas convidados. As obras já começaram e trazem consigo a expectativa da Galeria Una ser aberta ao público em 2022.

Para Ana Karolina de Oliveira Carvalho, arquiteta e urbanista e líder do Laboratório de Arquitetura (Fábrica NAU), atuar com os alunos à frente dos projetos arquitetônicos da Galeria Una foi uma responsabilidade executada cuidadosamente. Ela explica que, trazer inovação ao local sem ao menos deixar perder a originalidade do Mercado Novo, foi uma tarefa árdua, mas gratificante. 

“Tudo foi pensado com muito carinho, desde a escolha das cores e materiais aplicados, até os pequenos detalhes como adesivos e funcionamento de alguns móveis feitos especialmente para o local. Foi de longe um dos projetos mais importantes feitos no laboratório e com certeza um dos que mais nos orgulhamos”, diz.

Segundo ela, que é especialista em Gestão Estratégica de Projetos, o espaço hub vem para somar as raízes da capital, engrandecer a cultura mineira e conversar diretamente com a história do Mercado Novo. “Mais que entregar um projeto acessível e que atendesse as expectativas, a proposta teve como premissa respeitar nossas tradições, princípios estéticos e conversar com toda a estrutura do Mercado a partir de uma extensão da Una dentro dele. O projeto é de Belo Horizonte e para Belo Horizonte!”, pontua Ana. 

Para impulsionar a prática do empreendedorismo jovem é preciso que os estudantes  ocupem os espaços da Galeria Una de maneira orgânica e atuem como os protagonistas dessa parceria. De acordo com a líder do Laboratório de Moda da Una (Fábrica Moda), Letícia Dias, para além de somar a cultura local, a Galeria Una é a conexão ímpar entre ensino e business, significativa para a vivência prática de todos os alunos. 

“O Mercado Novo é a cara do nosso aluno, descolado, autêntico, diverso e em constante movimento, nada mais coerente do que estarmos presentes em ambientes que proporcionam essa liberdade de ser. Estamos atentos em como a cidade tem gerado oportunidade de aprendizado, onde é possível estarmos para garantir experiências únicas fora da sala de aula, promovendo o aprendizado através da interação entre o aluno e o espaço que ele está presente”, comenta. 

Ela, que é especialista em Gestão Estratégica de Marketing, afirma que a Galeria Una será uma vitrine para os estudantes com espaço colaborativo, aberto para negócios, aprendizado e muita criatividade. O Fashion Hub, será um espaço voltado para a geração de negócios à procura de alunos que possam apresentar soluções para os desafios do setor da moda. A iniciativa visa incentivar o ecossistema de inovação da Moda e conectar os grupos às empresas, buscando ideias inovadoras e criativas de forma colaborativa, para trazer resultados mais ampliados.”, ressalta. 

A Galeria Una faz parte das ações em comemoração ao sexagenário da Una neste ano de 2021 e é um presente da instituição para seus alunos. O projeto inclina-se para que empresas, estudantes e frequentadores se apropriem do espaço e sintam-se parte do Mercado Novo por meio do hub de inovação. 

NO COMMENTS

Leave a Reply