60 anos. 60 histórias: Una Resolve

60 anos. 60 histórias: Una Resolve

0 71

Por Bianca Morais 

O curso de Engenharia de Produção da unidade Una Lafaiete, organizou no primeiro semestre deste ano o Una Resolve, um projeto que selecionou micros e pequenas empresas interessadas em obter consultorias gratuitas, com foco na análise e implementação de soluções para melhoria da produtividade e da competitividade. 

Com o principal propósito de aumentar a eficiência produtiva de negócios das companhias, além de oferecer aos discentes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em vivências práticas, o Una Resolve reuniu alunos  matriculados em 2021.1, em equipes de até cinco estudantes para trabalhar no projeto.

Os estudantes, com orientação de professores, deram assessoria a uma empresa selecionada, ajudaram a identificar a necessidade do empreendimento e propuseram ações. Os jovens ofereceram à empresa o compartilhamento do conhecimento de tecnologias, novos processos e metodologias usadas na busca de soluções para as deficiências na produção ou prestação de serviço. A iniciativa ofereceu serviços de pesquisas e ações práticas como mentorias e mini consultoria.

Os projetos de extensão do Centro Universitário Una estão sempre em busca de aproximar a comunidade da universidade e compartilhar conhecimentos, é a descentralização do ensinar para além do ambiente acadêmico e a promoção de benefícios e qualidade de vida para a sociedade. O Una Resolve foi o incentivo às empresas que prestam serviço à comunidade e região conseguirem impactar positivamente na economia, na empregabilidade e no desenvolvimento sustentável.

“Os alunos relataram a satisfação e motivação em trabalharem neste projeto, e por crescerem não só tecnicamente, mas também no campo das habilidades sociais e de liderança, fortalecerem o olhar crítico e a capacidade de resolução de problemas reais do mundo dos negócios. Os empresários ficaram muito satisfeitos com o trabalho realizado porque desenvolveram as soluções e sugestões de melhoria a partir de uma escuta atenciosa e assertiva”, conta Kelly Barbosa, professora responsável pelo projeto.

O processo 

As inscrições das empresas foram feitas através de um formulário, e como pré-requisito para participar, elas deveriam ter no máximo de 19 empregados, disponibilidade para reuniões online e compartilhamento de imagens e de informações sobre o seu processo produtivo.

A RodoBruno Transportes foi a selecionada, ela se concentra no ramo de transporte desde 2013, principalmente  de sucata sólida. A empresa vem se solidificando na região em que atua ao longo dos anos, e atualmente já conta com 20 veículos automotores e 22 implementos, mais um ônibus semi-leito destinado a transportes turísticos, totalizando 43 veículos.

Os empresários e proprietários da companhia procuraram o Una Resolve alegando as deficiências no planejamento, no gerenciamento da rotina e nos controles de manutenção e de custo e lucro, a falta de padronização dos processos e indicadores de desempenho. Os discentes então implementaram suas sugestões de aperfeiçoamento e hoje a empresa faz uso de novos métodos de planejamento, controle e gerenciamento da rotina.

Mediante as condições da pandemia, de acordo com os protocolos municipais, foi feita uma visita técnica na empresa, realizada a captação de informação das empresas via formulário digital, e reuniões virtuais para identificação de problemas, a elaboração de um projeto para a resolução dos problemas com o objetivo de melhorar os métodos da empresa e deixá-la mais rentáveis.

“Essa é uma ação que possibilita aos acadêmicos aplicarem todas as técnicas aprendidas em sala de aula contribuindo na melhoria contínua dos processos, tratamento de falhas e elaboração de planos de ação para tratar oportunidades de benefícios nas empresas. Dessa forma os alunos foram os protagonistas, exercendo a autonomia com responsabilidade”, comenta a professora.

Os estudantes aplicaram técnicas aprendidas em sala de aula, como a Promoção de cursos de Excel e treinamento; desenvolvimento de padronização dos processos; elaboração de planilhas de controle sistêmico das movimentações pertinentes ao negócio; organização do trabalho; medidas de saúde, segurança e meio ambiente, tratamento de falhas e na elaboração de planos de desenvolvimento para a empresa específica ao empreendimento e ao aumento da rentabilidade. 

Preparando os futuros profissionais

Larissy Magalhães é aluna do curso e quando participou do Una Resolve estava em seu segundo período, para ela a experiência de ter feito parte do projeto foi muito interessante, afinal, na faculdade se aprende a parte teórica, mas poder usar a teoria na prática, e aplicar tudo que se aprendeu na aula em uma empresa real a fez entender a importância do seu curso de engenharia de produção.

“Apesar de eu já estar no mercado de trabalho, a gente não tem noção de como aplicar tudo que aprendemos, então ter esse contato com problemas reais foi uma experiência muito bacana, o envolvimento dos alunos no projeto, ver todo meu grupo interessado, fazendo muitas perguntas, tendo o apoio total das professoras, foi de grande valia”, conta ela.

A futura engenheira também comenta a importância desse projeto quando se pensar nele a longo prazo, pois ela irá chegar ao mercado com o conhecimento necessário para praticar sua profissão.

“A preocupação da Una em não só levar para palestras, mas de colocar o aluno lá, para resolver o problema, para quando você chegar e for o responsável por um setor, você já vai ter bagagem para resolver”, conclui Larissy.

Com o sucesso do UNA Resolve ele tem o potencial de continuar e ser expandido para as diversas áreas do acadêmico e, consequentemente, para diversos segmentos empresariais. Inclusive, o relacionamento com a empresa foi tão satisfatório que uma parceria foi feita e hoje inclusive favorece a entrada de seus colaboradores aos cursos superiores da Una Lafaiete.  

NO COMMENTS

Leave a Reply