Clube da capital mineira conquistou o título, em competição no último fim de semana em São Bernardo do Campo – SP
Por Pedro Soares
Fundada em 22 de dezembro de 2009, a ABESC – Associação Buritis de Esporte e Cultura – sagrou-se campeã do último campeonato brasileiro de clubes femino de 2023. Com essa conquista, as atletas da ABESC trazem para Minas Gerais o título inédito dessa categoria na modalidade.
O brasileiro de clubes é organizado pela CBHb – Confederação Brasileira de Handebol – e é a maior competição das equipes de base do país. Realizado por divisões, o título conquistado pela ABESC se deu na categoria mirim (até 13 anos) no naipe feminino.
A equipe contou apenas com atletas de Minas Gerais, mais especificamente de Belo Horizonte e região metropolitana. Na briga pela título o time teve confrontos com diversas equipes de estados diferentes, sendo elas: Duck Handebol MOJU – PA, São Bernardo – SP, ASH/SORRISO – MT, Ceilândia – DF e na final venceu o Clube Mogiano – SP por 25×09. Um verdadeiro show das nossas meninas!

Luiz Antônio, um dos fundadores do projeto e treinador de handebol há mais de vinte anos, também integrou a comissão técnica da equipe. Para ele a conquista desse título foi inexplicável:
“Quando finalizou o jogo, eu olhei para a professora Juliana e nós dois começamos a rir…. Não dava para explicar o sentimento…
Foi um ótimo trabalho de todos, da comissão técnica, das meninas que foram muito guerreiras, dos pais que foram acompanhar as suas filhas.”
Juliana Pacheco, personal kids, treinadora de handebol a vinte e quatro anos, e uma das fundadoras da ABESC foi responsável por comandar o time campeão nessa jornada e conta para a gente como foi viver esse momento:
“Viver essa conquista está sendo incrível. Parece que ainda não caiu a ficha…. é a realização de um sonho. Sonhei e trabalhei todos esses 24 anos esperando esse momento.
E o melhor é que esse momento foi compartilhado com pessoas incríveis. Um grupo muito especial de atletas, pais e o amigo e grande treinador Luiz Antonio.”
Para Juliana, o esporte é um instrumento de educação e para ela esse título faz com que as guerreiras mirins sonhem cada vez mais com novos títulos, novas viagens e outras possibilidades que o esporte oferece. A treinadora reitera também, que o título traz para Minas Gerais um olhar maior da mídia e espera que isso possa trazer novos investidores para o handebol.
Ouça a fala de Juliana Pacheco:
A ABESC – MG conta com projetos esportivos e culturais na cidade de Belo Horizonte, as modalidades esportivas contempladas são: vôlei, handebol e futsal. Nas oficinas culturais temos aula de música, pandeiro, viola e flauta. As atividades oferecidas abrangem todas as idades e para mais informações sobre esse projeto, saber como participar dos treinos e oficinas, é só entrar em contato pela rede social: @abescmg.