Alunos da Una vencem o Coopexperience

Alunos da Una vencem o Coopexperience

0 161

Por Bianca Morais

Os alunos do Centro Universitário Una, Luan Reis (do curso de Ciências Econômicas) e Anna Zuppo (do curso de Marketing), conquistaram o desafio organizado pelo Sicoob Coopjus. 

O CoopExperience é um programa do Sicoob Coopjus para a comunidade universitária de Minas Gerais, com palestras sobre Cooperativismo de Crédito, Educação Financeira e Empreendedorismo, por meio das plataformas digitais, que culminam em um hackathon: uma competição entre jovens universitários entre 18 a 35 anos, em busca de soluções para o cooperativismo. Ao final dessa disputa, os 3 primeiros lugares são premiados.

A ideia do evento partiu da necessidade em difundir o cooperativismo de crédito entre os jovens, principalmente os universitários. Com o principal objetivo de despertar nos jovens o interesse pelo cooperativismo de crédito, provocando-os a pensarem em soluções criativas e aplicáveis para desafios reais, promovendo aproximação entre o conhecimento teórico e o mercado de trabalho, o CoopExperience oferece a eles palestras com a temática. 

Na primeira edição, realizada em junho de 2021, o evento contou com a participação de 100 jovens universitários. Ao todo, foram recebidos 8 projetos de inovação, com iniciativas para a área de tecnologia e marketing digital. Já na segunda, feita em novembro de 2021, teve o desafio de propor soluções para a seguinte temática: “Como ensinar educação financeira para jovens de forma criativa e inovadora?”

Equipe Una/Sicoob Coopjus Renata Santos, Planejamento e Controle Sicoob, Aline Moreira, prefeita Aimores, Raphael Paulino, coordenador CDU, Rodrigo Máximo, gerente geral de negócios Sicoob Coopjus e Ana Carolina Sarmento, diretora CDU

No primeiro dia dessa segunda edição do CoopExperience, teve a palestra: “Planejamento Financeiro para Jovens” com Sabrina Amélia, Fundadora da Escola Mercado Financeiro e Doutora em Finanças. No segundo, Priscila Brandão, que é CEO e Fundadora do Na Trilha do Direito e especialista em carreiras, ministrou uma palestra sobre “Como o intra e o empreendedorismo podem auxiliar nos desafios da carreira no século XXI”.

Os projetos apresentados pelos finalistas foram: “O jogo da vida financeira”, “O jogo Coopcash Finances” e a estratégia de gameficação chamada “Educação Financeira para jovens”. O projeto que alcançou o primeiro lugar foi o “Educação Financeira para Jovens” cujo diferencial foi o aprofundamento na temática, tendo aplicabilidade real da ideia no Sicoob Coopjus, exigindo um baixo valor de investimento.

“O programa alia inovação, juventude e cooperação, principalmente sob a ótica da educação financeira, instigando os jovens a terem mais contato e conhecimento do cooperativismo de crédito, que vem conquistando seu espaço no mercado financeiro brasileiro. Além de ser uma oportunidade para o jovem desenvolver soluções de problemas reais, aplicando seus conhecimentos teóricos”, comenta Rodrigo Máximo, Rodrigo Máximo, gerente geral de negócios Sicoob Coopjus.

Para Raphael Paulino,coordenador de Grande Área – Gestão & Negócios e Tecnologia da Informação da Una, esse evento beneficia os alunos do Centro Universitário Una, por propiciar uma interlocução mais próxima com o sicoob e favorecer acesso a informações de cooperativismo.

“O CoopExperience beneficia o aluno da Una ao fazer com que ele tenha um contato direto com o Sicoob, uma empresa de cooperativismo de crédito que atua no mercado financeiro, e possa ter essas informações relativas ao cooperativismo de crédito e as modalidades de concessão de crédito que possam ser interessantes, inclusive para eles, de um ponto de vista pessoal. A importância da participação deles está justamente na vivência propiciada pelo evento, eles tem o contato com soluções reais para problemas reais que o mercado de fato enxerga valor”, diz ele.

Em uma visão mais ampla, o CoopExperience beneficia a Una no geral pois evidencia para os alunos o mercado e para instituições a proximidade em termos de B2B com uma empresa que tem uma solidez significativa de cooperativismo de crédito no país e uma ênfase grande no desenvolvimento socioeconômico local e regional.

“Eu avalio a participação do alunos no evento como muito positiva, tanto na participação das palestras que são desenvolvidas ao longo do evento, como dentro do hackathon que é executado nos últimos dias, nela os alunos têm se engajado muito no aprendizado e absorção de conhecimento, não apenas pelo prêmio mas por performar e apresentar soluções que sejam interessantes para o mercado”, conclui Raphael.

NO COMMENTS

Leave a Reply