Por Gustavo Meira

Festejo junino é o mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições.

Estamos quase no fim do período junino, mas pra quem não curtiu ainda, não tem problema, o Arraial de Belo Horizonte está pra começar. A 44ª edição contará com shows, quadrilhas e nossa culinária mineira. O evento acontece nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, com entrada gratuita.

Concurso e premiação

Durante esses dias, mais de 40 grupos de quadrilhas irão se apresentar na Praça da Estação, no tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, que valem  prêmios e reconhecimento. Além dos troféus, os vencedores poderão receber entre R$5.500,00 a R$16.500,00, variando por grupo e colocação. Para avaliar as apresentações, a comissão julgadora levará em conta os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. 

Apresentação das quadrilhas vencedoras na edição de 2022. Imagens: Belotur.

Foi assim, de forma repentina, que Sebastian fará sua estreia este no Arraial de Belo Horizonte, pelo grupo ‘Paixão Junina’. Os ensaios estão a todo o vapor desde o ano passado. São 25 minutos de dança e muitos passos para ensaiar. ‘’Ensaiamos de domingo a segunda. Estamos levando um tema incrível e a coreografia está linda. Essa reta final é de muita ansiedade e frio na barriga, mas estou bem confiante e vou dar o meu melhor. Essa época do ano é minha preferida. Sempre dancei na escola, porém nunca imaginei que um dia dançaria para milhares de pessoas e profissionalmente. Está sendo uma honra fazer parte da cultura do nosso país e deste evento’’, disse.

Apresentação das quadrilhas vencedoras na edição de 2022. Imagens: Belotur.
Atrações nacionais e locais

Além do tablado para as apresentações de quadrilha, um grande palco será montado na Praça da Estação, que receberá, nos dias 5 e 6 de agosto, as atrações nacionais Gustavo Mioto e Barões da Pisadinha. Haverá também apresentações de artistas locais. A cantora Bianca Cobbo e a dupla Bruno & Lucas se apresentarão no sábado (05/08). Já os sertanejos Pedro Netto & Matheus e Alan & Alex sobem ao palco no domingo (06/08), fechando a programação do evento, valorizando também a cena musical regional.

Gustavo Mioto se apresenta no dia 05/08. Barões da Pisadinha se apresentam no dia 06/08.

Este ano o Arraiá de Belo Horizonte, terá a participação especial do coletivo ‘Fórum Forró de Raiz de Minas Gerais’. Em todos os domingos do evento, haverá aulas de forró para os presentes. Com a presença de trios musicais, coletivos, dj’s e dançarinos. O tradicional ritmo nordestino será destaque todos os dias.  

Em coletiva de imprensa realizada na última semana (10/07), o prefeito Fuad Noman destacou que a edição deste ano será histórica, “Se depender da Prefeitura vamos ter o melhor festejo junino da história de Belo Horizonte. São 44 anos, mas este vai ficar marcado, porque é o de 2023, o ano que nós já nos libertamos, já estamos nas ruas e queremos cantar e dançar”, afirmou. 

Culinária mineira

Nem só de música e dança vive o homem, sendo assim, o evento contará com a uma Vila Gastronômica, espaço com mesas e cadeiras, iluminação e decoração para o público presente. Pratos vencedores do Concurso Prato Junino serão comercializados a preços populares no local, no intuito de promover a gastronomia mineira, reconhecida em todo o país. Como bolinho de galinhada acompanhado de creme de quiabo, sanduíche de linguiça tropeira com couve, ragu suíno com ora-pro-nóbis e polenta cremosa, dentre outras delícias. 

Para a edição de 2023, a temática da disputa será ‘O Resgate da Memória Afetiva’. Imagem: PBH.

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

NO COMMENTS

Leave a Reply