Atitudes generosas: o melhor presente de natal

Atitudes generosas: o melhor presente de natal

O mês de dezembro iniciou-se ontem, é com isso começam os preparativos para o Natal, uma das datas mais festivas do ano. Como é cultural, na maioria dos lares, o dia 25 desse mês é marcado pelas trocas de presentes e a confraternização familiar. Porém, muitas pessoas não têm recursos para isso, ou até mesmo um lar para comemorar, pensando nisso algumas instituições desenvolvem projetos que visam devolver para essa população um pouco da magia do natalina, com entregas de presentes para as crianças carentes e comemorações com pessoas em situação de rua que muitas vezes não tem esse momento com a família.

Um exemplo é a ação “Papai Noel dos Correios”, em que carteiros comovidos com as “famosas cartinhas de natal”, assumiam o papel do bom velhinho e se uniram para presentear os mais necessitados. O projeto seleciona escolas públicas de todos os estados brasileiros, e lá as crianças escrevem contando um pouco da sua história e o que gostariam de ganhar no Natal. Essas cartas ficam expostas na agência central dos Correios, assim as pessoas interessadas podem ir ao local, ler as cartinhas e apadrinhar essas crianças.

Os pedidos são os mais variados, vão de vídeo game a folhas de papel e lápis para colorir. A funcionária dos Correios, Luciana Renata, 38, conta que uma das grandes dificuldades é o fato de alguns serem apadrinhados e outros não, já que muitas vezes os presentes que eles pedem são muito caros, “Os próprios carteiros e funcionários da agência pegam essas cartas e doam os presentes a essas crianças, para tentar assim que todos sejam presenteados no final da campanha, afinal, esses presentes são entregues nas escolas e não tem como entregar para alguns e outros não”, disse.

Outra campanha é a realizada pelo Albergue Municipal tia Branca, que atende pessoas em situação de rua, e promove ações em que os usuários do local têm oportunidade de confraternizar entre eles, com gincanas, oficinas de criação de enfeites de natal e uma festa, que acontece no dia 23, em que eles comemoram juntos a festividade. “A grande maioria das pessoas que frequentam o albergue, não tem família e nessa festa eles encontram a oportunidade de festejar e não passar a data sem nenhuma comemoração”, afirma Vanessa Fernandes, coordenadora do albergue.

As Cartinhas dos correios podem ser retiradas na agência central que fica na Avenida Afonso Pena 1270, no Centro da Capital. A entrega dos presentes é feita no mesmo local, a distribuição é realizada nas escolas até o dia 15 de dezembro.
O Albergue Tia Branca fica na Rua Conselheiro Rocha 351, Floresta, e promove durante todo o mês oficinas e campanhas voltadas para a comemoração.
A festa de confraternização acontece no dia 23, e quem quiser contribuir pode
entrar em contato com a coordenação através do telefone (31) 32771639.

Texto: Felipe Chagas

Fotos: Umberto Nunes/ arquivo do albergue

NO COMMENTS

Leave a Reply