Beijaço, desfile e encontro LGBT marcam o dia mundial de luta contra...

Beijaço, desfile e encontro LGBT marcam o dia mundial de luta contra a homofobia

Na semana em que é lembrado o dia mundial de luta contra a homofobia, celebrado no dia 17 de maio, grupos que atuam na promoção da liberdade sexual se mobilizam em ações que visam colocar o tema em discussão. O crescente número de manifestações pela promoção de políticas de inclusão e combate ao preconceito reflete o descontentamento de setores da sociedade com o tratamento que tem sido dado à questão pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, presidida pelo deputado Marco Feliciano.

Na sexta-feira, 17, estudantes do Centro Universitário UNA programaram um Beijaço Contra a Homofobia na Praça da Liberdade. O objetivo dos organizadores é mostrar que os casais homossexuais devem ser respeitados em seu direito de manifestar afeto em público, sem medo de sofrer violência. A ideia surgiu durante a execução da campanha Beijos Contra a Intolerância, promovida pelo projeto de extensão Una-se Contra a Homofobia, que contou com a participação dos alunos que estão a frente do Beijaço, marcado para as 18h20. No evento criado no Facebook mais de mil pessoas já confirmaram presença.

Outra ação agendada para amanhã, às 17h, é O Amor Está na Moda que promoverá um desfile de salto alto contra a homofobia. De acordo com informações divulgadas na página do evento no Facebook, trata-se de um gesto coletivo de cidadania: “por ser uma performance colaborativa, durante a ação o público presente poderá subir no salto e desfilar sua atitude sobre a passarela ao ar livre expressando sua indignação contra os atos de homofobia”.

No sábado, 18, a Praça da Liberdade será palco de mais uma manifestação, a partir das 18h30. Antecipando a Parada LGBT de Belo Horizonte, o 1º Encontro Liberdade LGBT BH promete reunir centenas de apoiadores da livre expressão sexual, que se concentrarão em frente ao Coreto.

Por: Fernanda Fonseca

Foto de divulgação do evento

NO COMMENTS

Leave a Reply