Belo Horizonte começa o cadastramento da biometria e tem posto de atendimento...

Belo Horizonte começa o cadastramento da biometria e tem posto de atendimento no Fórum Lafayette

O cadastramento da biometria para a votação nas eleições de 2016 já está disponível na capital mineira. Em Belo Horizonte, é possível encontrar um posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) no BH Shopping e nos postos de atendimento na Câmara Municipal e no Fórum Lafayette, em ambos o horário é de 13h às 17 horas.

Segundo dados do TRE-MG, somente na cidade de Belo Horizonte já foram cadastradas biometricamente, 97.345 eleitores, cerca de 4,15% do eleitorado da cidade. Já em Minas Gerais os números são 15.375.797 eleitores cadastrados, que representam 6,34% dos eleitores do estado. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral, a previsão é de que no ano de 2020, todos os eleitores estejam cadastrados e o sistema de votação seja feito completamente por biometria.

O novo método de votação impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em uma eleição, já que não existem impressões digitais iguais e faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro, Existe um orçamento do TSE específico para a biometria. Apenas no ano de 2015, em Minas Gerais, foram gastos cerca de R$ 3 milhões.

Fases

O processo de migração da votação tradicional, para a votação através da biometria, tem sido dividido por fases. A primeira teve início em novembro de 2009 a fevereiro de 2010, nos municípios de Curvelo, Pará de Minas, Ponte Nova e São João Del Rei. Quase 200 mil eleitores tiveram a biometria cadastrada e foram identificados pelas impressões digitais nas Eleições 2010.

A segunda fase do processo de cadastramento da biometria ocorreu entre setembro de 2011 até fevereiro de 2012, em 17 municípios. Mais de 70 mil eleitores foram recadastrados. Os municípios foram: Araporã, Bom Jesus do Amparo, Cachoeira Dourada, Coimbra, Divinésia, Estrela Dalva, Faria Lemos, Galileia, Itaguara, Itapeva, Marmelópolis, Mata Verde, Montezuma, Santa Efigênia de Minas, Santa Rita do Itueto, Santo Antônio do Rio Abaixo, Umburatiba. Os eleitores de 21 municípios mineiros da 1ª e 2ª fases votaram pelo sistema biométrico de identificação nas Eleições 2012.

A terceira fase ocorreu de março a novembro de 2013, nos municípios de Brás Pires, Divinópolis, Dores do Turvo, Senador Firmino e Tapira, e cerca de 180 mil eleitores recadastrados. Já nas eleições do ano de 2014, quase 500 mil eleitores mineiros votaram em urnas biométricas em 26 municípios.

Prazos

Nos municípios com biometria ordinária o eleitor não tem prazo definido para comparecer, mas, se o fizer, votará em 2016 de modo ainda mais seguro e moderno. Nesses municípios, as Eleições 2016 serão mistas: com identificação tradicional e com identificação biométrica. O micro terminal da urna eletrônica terá leitor biométrico e serão o mesmo para os dois tipos de identificação.

Já para os municípios com biometria obrigatória, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral dentro do prazo determinado e comprovar o vínculo com o município, caso contrário, terão o título cancelado. Eleitores com o voto facultativo (com idades entre 16 e 17 anos, analfabetos, e maiores de 70 anos) que quiserem continuar a votar, também devem comparecer.

Onde atualizar?

Procure o cartório eleitoral ou a Central de Atendimento ao Eleitor (acesse os endereços), em seu próprio município, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no interior *, e das 8h às 17h, na Capital, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor.

Em Betim e Contagem, as Centrais atendem das 9h às 18h. Em Uberlândia, o atendimento é das 10h às 17h30, quando são distribuídas senhas aos eleitores que estiverem na Central de Atendimento. (Não é possível fazer cadastro fora da cidade onde vota)

Agendamento

O eleitor que realizar o agendamento do horário com antecedência pelo site do TRE-MG terá prioridade no atendimento. É possível também agendar o atendimento pelo telefone do Disque-Eleitor:148.

Belo Horizonte conta hoje com 1,9 milhão eleitores e 18 Zonas Eleitorais, será a 100ª cidade do Estado onde a biometria será implantada pela Justiça Eleitoral. Atualmente, já estão cadastrados na biometria mais de 600 mil eleitores mineiros. Até o final do ano, o atendimento biométrico terá chegado a eleitores de 244 municípios de Minas.

1 COMMENT

  1. Nas próximas eleições Belo Horizonte sera usado o sistema biométrico obrigatório.

Leave a Reply