A paralisação foi convocada na última sexta-feira (13) e chega ao fim após menos de um dia de movimentação
Por Keven Souza
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH), que contempla os motoristas de ônibus da capital mineira, iniciaram à meia-noite de hoje uma greve para reivindicar direitos da categoria. No fim da manhã desta segunda-feira (16), após audiência de mediação entre o sindicato e o Ministério Público do Trabalho, a greve foi suspensa.
Por volta das 12h15, estações de integração municipal foram liberadas e o serviço de transporte público foi normalizado, de acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). A partir de agora, passageiros que utilizam o coletivo poderão se tranquilizar.
A audiência de conciliação
A audiência de conciliação realizada às 10h de hoje foi benéfica para ambas partes e teve resultado positivo para os trabalhadores de transporte passageiro. Foi apresentada por parte do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) proposta de reajuste salarial próxima a praticada nos demais municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Além disso, foi apresentado um reajuste de 8,2% no salário, retorno do ticket alimentação nas férias, a partir de janeiro, e regulamentação do tempo de descanso para 1h20min por dia. Tais exigências, claro, passaram por assembleia e avaliação da categoria. Mas, até o momento está, oficialmente, encerrada a paralisação devido ao acordo de ambas partes.
Greve acontecia desde a meia noite do dia de hoje
Nesta manhã, apenas 30% dos coletivos estavam circulando, segundo o Sindicato. A paralisação atingiu linhas que circulam exclusivamente dentro da capital, e aumentou o fluxo no trânsito devido à falta dos coletivos nas ruas.
Os passageiros que utilizam o serviço de ônibus encontraram coletivos parados, estações de integração municipal fechadas e dificuldade para se deslocar pela capital. O metrô de BH aumentou ainda seu serviço para atender a demanda vinda do sistema de ônibus durante a greve e amenizar os transtornos. Mas nada suscetível. Foram cerca de duas horas até a situação normalizar e o serviço do sistema de ônibus voltar a circular, após audiência de conciliação na Prefeitura de BH.