BH ganha mais um museu, o MUMO

BH ganha mais um museu, o MUMO

0 1060

Minas Gerais é o segundo maior estado com museus do país, segundo o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), sendo no total de 319 espalhados pelas cidades mineiras, perdendo apenas para São Paulo. E hoje, 06, em comemoração aos 119 anos da capital mineira, o primeiro museu público de moda do Brasil, o MUMO, está aberto ao público.

Em 2012, Belo Horizonte já havia apresentado interesse pelo mundo da moda inaugurando o Centro de Referência da MODA (CRModa), e agora, o Castelinho da Bahia, sediará o novo museu.

20161206_MUSEU_DA_MODA_LPD_CONTRAMAO
Castelinho da Bahia – Foto: Lucas D’Ambrosio

E para comemorar a inauguração, o museu preparou uma programação especial da terça-feira, 06, até a quinta-feira, 15, entre elas a mostra 33 voltas em torno da terra – memória e raízes da indústria têxtil de Minas Gerais. “O objetivo de abordarmos esse tema é trazer para o público a importância que ela teve, merecendo ser resgatada através de investimentos e do produto nacional, para que volte a ser competitiva”, explica a gestora do MUMO, Marta Guerra. “Ainda hoje, esse é o segundo segmento que mais emprega no país”, informa.

Com parte do acervo da Cedro Têxtil e do Museu de Artes de Ofícios (MAO), o tecido é o primeiro protagonista do espaço, com destaque no algodão e a tecelagem plana. “Como universo da indústria têxtil é muito amplo, resolvemos fazer um recorte focando o algodão”, esclarece o curador da exposição, Antônio Batista Santos.

“A Cedro Têxtil tem um museu na sua fábrica em Caetanópolis/MG, onde ela guarda toda a sua história. Boa parte desse acervo é de peças, maquinários de época, amostra de tecidos, materiais relacionados a estamparia da chita, foram enviados para essa exposição aqui em Belo Horizonte, para ficar durante seis meses aberta ao público”, explica o coordenador de comunicação da Cedro Têxtil, Eduardo Silva Soares.

O novo museu da moda (MUMO) fica localizado na Rua da Bahia, 1149, Centro, Belo Horizonte.

Texto: Amanda Eduarda

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply