Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa no ritmo do rock

Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa no ritmo do rock

Livros, fotografias e pôsteres narram a história do rock no Brasil e no mundo. O acervo da Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa vira tema da exposição “Rock na Biblioteca”, inaugurada nesta quarta-feira, 23, com curadoria do jornalista João Santos. O curador teve a contribuição do músico e pesquisador Marcelo Dolabela, que cedeu algumas peças de seu acervo.

A exposição reconstrói a memória do rock, trazendo para o salão diversos elementos que marcaram a cena dos fãs do estilo. O acervo exposto reúne fanzines, biografias de grandes bandas e músicos, pôsteres e livros que influenciaram o gênero – como obras dos beatniks Ginsberg e Kerouac. Os vinis – e suas capas – também ganham espaço e vão de álbuns raros aos consagrados clássicos, junto com as antigas fitas que rememoravam os mixtapes caseiros também estavam presentes.

A memória do rock em Minas Gerais ganha ênfase na mostra. Dolabela, um dos entusiastas e colaboradores do projeto, já decretou sobre a expressão do rock mineiro: “o belo horizontino é mais cuidadoso no fazer musical”.

João Santos chama atenção para o cartaz do que pode ser um dos primeiros shows do grupo mineiro de metal, Sepultura. O Sepultura é o primeiro grupo de metal mineiro com repercussão internacional constante. Na época deles, havia outros – vários que os influenciaram, inclusive se encontravam na loja da Cogumelo, na avenida Augusto de Lima. “O cartaz é feito à caneta, é um achado, deve ser de um dos primeiros shows do Sepultura, que se tornou uma banda de reconhecimento internacional”, explica o jornalista.

Com ligação com a cena cultural, Santos está entusiasmado com a realização. Perguntado se há a pretensão de exportar o formato para outras cidades, ele brinca: “o Rock no Circuito tem um formato novo, ainda não pensamos sobre isso, ainda estamos respirando o ar da juventude, tão necessários para o rock”.

A parede da biblioteca, cheia de cartazes de festivais dos primórdios do rock n’roll, já chamava a atenção dos passantes, mesmo antes da estréia. Muitos se aproximavam e puxavam na memória de onde conheciam aquela banda que estava em cartaz na década de 70. Alguns deixavam escapar um pequeno grito, talvez a reprodução de um êxtase nostálgico, em seguida se aproximavam do curador cumprimenta-lo pelo trabalho.

A exposição Rock na Biblioteca permanecerá do dia 23 de março à 4 de maio na Galeria Paulo Campos Guimarães – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e nos sábados de 8h às 12h.

Texto por Alex Bessas e Gabriel Amorim

Fotos por Juliana Costa

NO COMMENTS

Leave a Reply