Campanha de Combate ao Glaucoma chega à Savassi

Campanha de Combate ao Glaucoma chega à Savassi

No dia nacional de combate ao glaucoma, foi realizada em diversos pontos de Belo Horizonte, uma campanha de orientação e prevenção à doença. Na Praça da Savassi, foi montado um estande em que médicos residentes entregavam panfletos explicativos, orientavam e encaminhavam as pessoas ao ônibus, onde eram realizados exames oftalmológicos gratuitos.

O glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular, provocando lesões no nervo ótico, que é o responsável por levar as informações visuais até o cérebro. Essa elevação ocorre aos poucos e os sinais da doença só surgem na fase mais avançada. “O glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo e é uma doença silenciosa”, informa o médico oftalmologista Thiago Fernandez, 28. “No começo não apresenta sintomas, mas é uma doença irreversível”, alerta Fernandez.

Vários hospitais de olhos participaram da campanha, que teve início às 8h. O exame é simples: depois de aplicar colírio para dilatar a pupila, o médico visualiza o nervo óptico, identificando alterações em sua cor e aparência. Depois, mede a pressão ocular através de um aparelho chamado tonômetro, sendo possível identificar a doença em poucos minutos.

Cerca de 1.000 pessoas passaram pela clínica móvel, hoje. A cosmetóloga, Judith Coelho, estava na praça e se submeteu à avaliação médica. “É bom porque a gente está passando e já faz o exame. Qualquer pessoa pode ter essa doença e não saber”, afirma.

O oftalmologista Thiago Fernandez alerta a população quanto à importância de consultar profissionais da área periodicamente. Confira o vídeo:

Fotos da campanha:

dsc_0124

dsc_0129

dsc_0120

Por: Débora Gomes

NO COMMENTS

Leave a Reply