Caras novas e grande acolhimento na recepção de calouros

Caras novas e grande acolhimento na recepção de calouros

0 457

Por Keven Souza

Hoje, 15 de fevereiro, se deu por completa a recepção de calouros da Una, realizada para os cursos das áreas de Comunicação e Artes no campus Liberdade. O acolhimento teve início ontem, 14, no turno da noite. Com mochila nas costas, caderno nas mãos e sorriso no rosto, os novos estudantes puderam conhecer de perto o conceito amplo e diverso da Cidade Universitária Una (CDU), que a faz ser única. 

Durante o evento, o olhar de atenção e curiosidade estava estampado em cada aluno que se apresentava. Lanches, brindes, Dj e flash tatoo foram o ponto alto da noite. Momento em que os novos tripulantes do universo acadêmico receberam o publicitário e coordenador de cursos, António Terra.

Com uma maneira descontraída de falar, mas carregada por uma dose de seriedade, Terra realizou a apresentação dos eixos que compõem a CDU, integram a jornada acadêmica e o time docente. “A ideia desse encontro é criar laços, conexões e trocas. Aquilo que não se pode substituir o olho no olho, essa aproximação”, explica. 

Na sequência, o coordenador pediu para que os estudantes se apresentassem, proporcionando um momento de entrosamento entre os novatos da Una, que terminou a apresentação indagando: “A universidade é um ótimo lugar para a dúvida. E não é ela que faz alguém feliz, é o caminho que você escolhe e se encaixa que te permite isso”, diz. 

Nesse acolhimento estavam presentes também, junto ao coordenador, professores de jornada dos cursos de Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Arquitetura, Design,  Moda e Gastronomia; bem como a equipe da Fábrica – laboratórios de economia criativa – e a atlética universitária do campus Liberdade, a ACDL; que se apresentaram e levaram mais tarde os jovens para conhecer os laboratórios, as salas e os espaços de convivência dos campus Liberdade e João Pinheiro. 

Tânia Dias, caloura do curso de Arquitetura e Urbanismo que compareceu à recepção, diz que visitar os espaços foi uma experiência enriquecedora, logo no início do curso. “ Foi muito enriquecedor e especial, acabei tendo amplitude no que eu imaginava de um campus. Digamos que abriu um leque, a mente”, afirma. 

Segundo ela, ser iniciante tem o peso da insegurança, do medo, mas ser recebida logo no início de forma calorosa e acolhedora faz a diferença para mudar esse cenário. “Acho que como caloura representando todos os novatos, estando super ansiosa para iniciar, essa recepção é essencial, além de achonchegante”, desabafa.  

Para o calouro Rodrigo da Silva, também iniciante no curso de Arquitetura e Urbanismo, a curiosidade foi o motivo que o trouxe ao evento. “Eu estava muito preocupado de chegar na faculdade sem conhecer nada e nem ninguém, talvez pouco perdido no primeiro dia de aula, mas quando surgiu essa oportunidade de vivenciar o campus antes mesmo das aulas achei incrível e decisivo para estar aqui”, comenta. 

E para esta nova jornada que se inicia, o estudante está com muitas expectativas. “Espero manter a calma, principalmente neste primeiro semestre que há muita ansiedade”, ressalta. 

Mensagem de boas-vindas

A receptividade não para por aí, a semana continua repleta de ações a partir de uma programação extensa e para lá de especial destinada aos nossos novos calouros. Nomeada de “Liberdade Open Week”, os próximos dias foram pensados para proporcionar um momento mágico e significativo do retorno gradativo ao campus, antecipando o período das aulas. 

A priori, sugerido pelo coordenador Antonio Terra e abraçado pela equipe da Fábrica, o evento possui inúmeras oficinas, palestras, atividades e chega ao fim nesta sexta-feira, dia 18 de fevereiro. Aos calouros que possuem ainda interesse em participar é necessário retirar  ingresso através do site disponível para garantir a vaga. Não perca!

NO COMMENTS

Leave a Reply