Cento e Quatro apresenta cine em casa

Cento e Quatro apresenta cine em casa

0 116

Projeto disponibiliza toda semana dois filmes para o público acompanhar direto de casa

Por Guilherme Sá

Sem poder receber o público em sua sala, o Cine Cento e Quatro, um dos poucos cinemas de rua ainda em operação, disponibiliza através da plataforma online vimeo obras do cinema elogiados pela crítica especializada e premiadas em grandes festivais.

A curadora do projeto Mônica Cerqueira comentou que a ideia nasceu da realocação de uma verba já capitaneada pelo espaço – “Foi uma ideia mais que natural, temos um projeto aprovado pela lei federal de incentivo à cultura e patrocinado pelo BMG, a gente tinha recursos para fazer alguma coisa, pedimos uma readequação ao Ministério tendo em vista essa coisa da pandemia e lançamos esse projeto em março.”

A escolha dos filmes, segundo Mônica leva em conta dois critérios, primeiro a vasta filmografia, no catálogo filmes de países como França, Argentina, Israel, Estados Unidos, Coréia do Sul, Canadá, Brasil e outros, e o segundo, a análise profissional. “Eu leio muito para conhecer o filme, peço lead, mas tento ser o mais abrangente possível, mais universal e mantendo essa coisa do que eu chamo de Outro Cinema, que não seja um filme de apelo estritamente comercial, não que eu tenha algo contra o cinema comercial mas é que esses já tem muito espaço, prefiro os com corte independente, autoral eu diria.” conclui.

A programação tem sido elogiada e repercutido positivamente junto ao público, com cada vez mais acessos, um exemplo é o longa ‘Arábia’ dos mineiros Affonso Uchoa e João Dumans, rodado em Ouro Preto e vencedor do 50º festival de Brasília, campeão de visualizações no projeto. Segundo a curadora foram cerca de 2600 clicks. Em virtude do sucesso e atendendo a pedidos, a organização adotou a estratégia de re-apresentar algumas obras as quartas-feiras. 

A exibição funciona da seguinte forma: toda quarta e sexta a partir do meio dia fica disponível nas redes sociais e no site do Cento e Quatro o link de acesso e senha para plataforma vimeo, o público tem 48 horas para assistir. 

A programação segue enquanto durar as medidas de restrição de circulação impostas devido a pandemia de Covid-19.

CENTO E QUATRO

Inaugurado em 2009 o espaço de ocupações culturais e eventos abriga cinema, restaurante e galerias multifuncionais. No casarão construído no início do século XX funcionou a primeira fábrica industrial da nova capital. Localizado no coração de Belo Horizonte, perto da estação central e o CRJ (Centro de Referência da Juventude), o edifício é tombado pelo poder público e integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Estação. 

Acesse as redes sociais do Cento e Quatro e fique por dentro: 

Instagram Facebook

 

 

* Matéria supervisionada por Italo Charles e Daniela Reis

 

NO COMMENTS

Deixe uma resposta