Chega de Preconceito! Por um Brasil sem homofobia!

Chega de Preconceito! Por um Brasil sem homofobia!

A reunião do Grupo Universitário pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero (Glos) foi realizada na Casa UNA de Cultura, na tarde desta quinta-feira, 11, quando foram apresentados e discutidos assuntos como o engajamento das bases da população LGBT, o impacto cultural na população universitária, articulação com grupos universitários e movimentos sociais locais, impacto institucional junto às Reitorias e Diretorias das Instituições de ensino superior.

GUstavo Pires, estudante de Serviço Social

O estudante de Serviço Social da UNA Gustavo Pires conta que a proposta do movimento surgiu há 5 meses para divulgar e discutir, por meio de seminários e reuniões, na UNA e outras escolas, os processos que existem de homofobia, de proconceito. Este movimento é um desdobramento de um encontro que foi realizado na cidade de Viçosa, Zona da Mata, que reuniu grupos de várias cidades mineiras e foi lançado o edital, a licitação e o pré-enudds (encontro nacional universitário de diversidade sexual).

O grupo planeja montar uma cartilha, que combata brincadeiras de mau-gosto, como “Essa coca é fanta” , que acabam sendo naturalizadas, mas que devem ser discutidas na Instituição. Contamos com a colaboração de todos os grupos para montar essa cartilha,” afirma Gustavo Pires.

Outra intenção do movimento é a montagem de pontos de apoio, locais onde as pessoas que sofreram agressões possam se dirigir, como por exemplo, na Polícia Militar para o processo de registro do Boletim de Ocorrência.

A ideia do GLOS é não ficar somente em um local e, sim, se expandir. “A gente está com a intenção de mobilizar dentro das faculdades e fazer uma rede em todas as faculdades para ficar uma situação geral, não ficar em um local só. A intenção é aglomerar pessoas de curso diferentes, para disseminar mais ainda essa ideia,” conclui o estudante de serviço social .

Por Anelisa Ribeiro

Foto Felipe Bueno

1 COMMENT

Leave a Reply