Ciclo criativo chega ao Palácio das Artes

Ciclo criativo chega ao Palácio das Artes

Está acontecendo desde o dia 07 de Junho, no Palácio das Artes, a Semana Aberta do Programa de Residências Internacionais. Desenvolvido pela Fundação Clóvis Salgado e o Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia (JA.CA), o programa teve mais de 270 artistas inscritos, no qual houve 12 selecionados sendo sete brasileiros e cinco estrangeiros.

A seleção ocorreu através de vários critérios, estando entre eles originalidade e coerência do projeto proposto pelo artista, trajetória e interações com o espaço urbano. Além disso, os candidatos poderiam escolher entre duas modalidades para se inscrever: Arte e Pesquisa. Os artistas e pesquisadores escolhidos foram divididos em três ciclos de residência, iniciado em abril com término em novembro e para que o projeto seja realizado, os participantes contam com uma ajuda de custo de R$2.600,00 (dois mil e seiscentos reais).

O desenvolvimento dos projetos acontecerá na Galeria de Arte Contemporânea e Fotografia até o dia 14 de Junho e terá a presença de Fernanda Rappa (SP), Thelmo Cristovam (PE), Guilherme Cunha (MG) e Krzysztof Gutfranski (Polônia) que tem o foco no Diálogo das Artes com as Ciências – botânica, física, neurociências e mineralogia.

 Ervas do cerrado

A artista Fernanda Rappa de São Paulo dedicou seu programa de pesquisa ao resgate dos raizeiros do interior de Minas Gerais, destacando o uso das plantas do Cerrado. Nesta quarta-feira, 11, a artista realizará uma intervenção no quarteirão fechado da Rua Carijós, no Centro da cidade. A intervenção ocorrerá através da divulgação das propriedades e degustação das ervas estudadas.

Texto: Bárbara Carvalhaes

Foto: Divulgação

NO COMMENTS

Leave a Reply