Cidade que queremos BH: novas alternativas políticas

Cidade que queremos BH: novas alternativas políticas

0 854

Hoje, às 19h, o Centro de Referência da Juventude Ocupado, rua Guaicurus com av. dos Andradas, na Praça da Estação,  receberá a “Reunião aberta importante | pré candidaturas e processo de prévias no PSOL”. Organizado pelo coletivo “Cidade que queremos BH”,  o evento no Facebook conta com 51 pessoas confirmadas, e 82 interessadas. Como diz o título, a reunião é aberta à todxs que “desejam uma cidade melhor e uma política aberta e transparente”.

“Movimentação autônoma, horizontal e autogestionada”, é desta forma que o coletivo “Cidade que queremos BH” se auto descreve. Formado por integrantes de movimentos sociais da cidade, professores, pesquisadores, ativistas de diversas áreas, militantes de partidos políticos do campo da esquerda e outras cidadãs e cidadãos, o grupo vem se reunindo desde março deste ano, em diversos pontos da cidade, afim de discutir novas possibilidades políticas.

No manifesto publicado pelo coletivo em sua rede social, a proposta dos encontros foi explicada: “Construir candidaturas cidadãs, abertas e transformadores, a partir do diálogo com partidos comprometidos com lutas sociais, ambientais e culturais.”

A legislação brasileira permite a candidatura apenas de pessoas filiadas a partidos políticos, sobre isto, o coletivo argumenta:  “Acreditamos que esses partidos precisam ajustar suas práticas a este momento, que pede o máximo de abertura para a sociedade e ousadia para romper com procedimentos e processos sedimentados. Somente assim será possível enfrentar o poder econômico da casta política que se alterna no poder.”. Ainda no manifesto, seis princípios que guiarão as candidaturas populares e cidadãs nas eleições de 2016 foram descritos, VEJA 

Na data de hoje, duas pautas entrarão em discussão: o planejamento do lançamento das pré-candidaturas à vereança vereador e o debate sobre os caminhos da disputa majoritária no PSOL. Veja mais AQUI 

Texto: Bruna Dias

NO COMMENTS

Leave a Reply