Cinquentão mais famoso de BH, o edifício Malleta poderá ser tombado

Cinquentão mais famoso de BH, o edifício Malleta poderá ser tombado

O edifício Arcângelo Maletta, o cinquentão mais famoso da cidade, está prestes a ser tombado. Pelo menos esta é a proposta do sindico, Amauri Batista dos Reis, junto aos condôminos. O objetivo é conseguir recursos por meio de leis municipais, estaduais e federais para revitalizar o imóvel, que é referência para intelectuais, boêmios, políticos e escritores de ontem e de hoje.

Localizado na esquina da Avenida Augusto de Lima com a Rua da Bahia, o prédio, que hoje é um importante centro comercial e residencial, se consagrou também como um ponto de encontro da resistência política nos chamados “Anos de Chumbo”. Este fato, assim como outros momentos importantes do prédio, é um argumento forte em favor do tombamento do edifício.

Quando o tombamento é definido, colocam-se sob a tutela pública os bens móveis e imóveis, públicos ou privados que, por sua vez integra-se ao patrimônio cultural de uma localidade. Devido a uma confusão causada pela palavra “tombamento”, alguns moradores e frequentadores ficaram receosos de uma possível demolição do prédio, o síndico colocou no quadro de avisos do edifício um cartaz explicando o que é o processo de tombamento e suas vantagens.

Ouça a seguir as entrevistas:

Povo Fala – Tombamento

Por: João Vitor Fernandes/Heberth Zschaber

Fotos/Imagens: Heberth Zschaber

NO COMMENTS

Leave a Reply