Nos dias 24 e 25 de agosto, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte BH-TEC, sediou o Congresso de Inovação e Sustentabilidade (CIS). O evento que reuniu empreendedores, acadêmicos e startups, contou com uma programação recheada de palestras, rodas de conversa e mediações.

O CIS recebeu diversos pessoas interessadas na temática de sustentabilidade. Para Camila Viana, organizadora do evento, o objetivo foi trazer palestras e discussões, acerca desse tema. “É muito importante para a sociedade como um todo, atingir a tão sonhada sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. É necessário trazer esse foco para as empresas, né? O que as empresas estão fazendo hoje? Quem está dentro de uma empresa, começando ou caminhando, pode fazer para realmente contribuir ai pro desenvolvimento sustentável? A importância do evento é exatamente nesse contexto, de situar, de conseguir contribuir com essa reflexão”, diz. 

Palestra no auditório do BH-TEC. Foto: Amanda Dias.
Tecnologia e inovação

Hoje em dia as empresas têm pensado bastante em soluções para o futuro sustentável. Utilizando a tecnologia e inovação, vários empreendedores que participaram do CIS, puderam compartilhar e adquirir novas soluções. O BH-TEC trabalha com empresas que possuem diversos tipos de inovação. Viana conta que faz parte da missão do Parque Tecnológico, atuar na fomentação desses novos negócios. “Hoje em dia é impossível você pensar isso sem endereçar os principais problemas da humanidade, que são todos relacionados à sustentabilidade, né? Aos impactos das mudanças climáticas e a tudo que a sociedade como todo, tem que fazer. Então é chave, dentro desse universo que a gente se situa no Parque, trazer isso para essa comunidade e para a sociedade como um todo. Esse tipo de reflexão, sobre o que o mundo corporativo pode fazer, o que ele está fazendo para contribuir com esse avanço”, afirma.

Próxima edição

E se você perdeu o CIS 2023, fique tranquilo pois teremos próximas edições. Ainda não se sabe a periodicidade que irá acontecer, mas a proposta continua a mesma. “A ideia é que o congresso caminhe sempre trazendo essa junção da inovação e da sustentabilidade dentro do que está acontecendo, né? Para conseguir enriquecer aí e contribuir com a comunidade como um todo”, conclui.

Produtos e mercadorias sustentáveis no BH-TEC. Foto: Amanda Dias.

NO COMMENTS

Leave a Reply