CNIC realiza reunião para aproximar agentes culturais do MinC

CNIC realiza reunião para aproximar agentes culturais do MinC

De hoje até o próximo dia 8, Belo Horizonte sediará, no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes, a 204º reunião da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC). O órgão, que é vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) auxilia na aprovação dos projetos apresentados nos editais da lei Rouanet. A comissão, que reúne em Belo Horizonte representantes do setor cultural da região sudeste, tem um formato itinerante e tem como objetivo aproximar os agentes culturais de cada região ao Minc.

A participação na lei de incentivo se da através de editais abertos pelas secretarias estaduais e municipais de cultura. “A gente escreve um projeto dentro do que é pedido no edital e ai vai para apreciação das secretarias que decide se aprova ou não o projeto”, explica o músico violinista Luiz Henrique.

Um dos projetos mantidos pela lei de incentivo a cultura em Belo Horizonte é a Orquestra Uirapuru, que tem suas ações voltadas para práticas em grupo no cenário musical da capital mineira. “Estamos com um tema este ano que se chama Mágica Música, que tem uma interação entre artes. Tem música, tem um mágico, tem um mímico e uma exposição de artes plásticas”, relata Luiz Henrique.

A Lei Rouanet é conhecida por sua política de incentivos fiscais que possibilitam pessoas físicas ou jurídicas de aplicar parte do imposto de renda devido em ações culturais. Os apoiadores tem benefícios fiscais sobre o valor investido e fortalecem iniciativas culturais que não se enquadram no projetos do Ministério da Cultura.

Por Ana Carolina Vitorino e João Vitor Fernandes

Foto: Internet

NO COMMENTS

Leave a Reply