Conheça a ONG de Belo Horizonte que promove desenvolvimento social no interior...

Conheça a ONG de Belo Horizonte que promove desenvolvimento social no interior mineiro

0 224
ONG Amigos de Minas atua desde 2001, promovendo ações no interior do Estado

Voluntários viajam a cidade com menor IDH de Minas Gerais levando equipamentos e donativos para pessoas carentes

*Por: Izabela Avelar

Famílias abandonadas e desnutridas, sem auxílio ou assistência, que vivem em situação que muitos considerariam sub-humanas, sem acesso ao básico de educação, saúde, informação no norte do Estado de Minas Gerais. É a realidade ocasionada pela falta de investimento em políticas públicas e evidenciada por um trabalho de acolhimento e doação por voluntários da ONG Amigos de Minas.

“É muito difícil colocar em palavras tudo o que vivemos nas cidades. São experiências muito fortes. A injustiça e a desigualdade se escancaram diante de nossos olhos.”, relata Leticia de Freitas Batista, voluntária nas missões. Há 19 anos a Associação Heitor Rodrigues Graciano mobiliza pessoas, através do trabalho voluntário e de arrecadação de doações, em prol da população carente do norte mineiro. O trabalho surgiu após Idair Antônio Vieira, idealizador do projeto, perder o filho de 5 anos enquanto brincava no passeio de sua casa atropelado por um motorista menor de idade, embriagado. Depois de receber o seguro DPVAT, indenização às vítimas de acidente de trânsito, e sem enxergar um destino para o dinheiro Idair então resolveu revertê-lo em cestas básicas e doar. Assim, desde que foi fundada, a ONG já atendeu mais de trinta cidades. O critério para a escolha da cidade que irá receber as doações são as que apresentam o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), posto que atualmente é ocupado pela cidade de São João das Missões, localizada a 687 km da capital Belo Horizonte, com um índice de apenas 0,529.

As viagens ao interior são realizadas trimestralmente e nesse meio tempo entre as missões é feita a mobilização dos parceiros e voluntários, não só para receber e direcionar as doações, como também para realizar rifas, bazares, eventos solidários, bingos e entre outros, para arrecadar a quantidade de material necessário para o município. Mais do que bens materiais a ONG Amigos de Minas, doa, principalmente, amor e esperança, e para Leticia a recompensa maior e para as pessoas que se desdobram para ajudar o próximo, “ Sempre falam que nós vamos para dar, mas na verdade somos nós quem mais ganhamos. Recebemos o carinho e o acolhimento de quem mal nos conhece, porém insiste em dividir conosco o pouco que tem. Deparamo-nos com famílias que, apesar da dura realidade, continuam resistindo, seguem com muita fé e nos dão aula sobre força, determinação e esperança.”, conta.

A colaboradora Sheila Fernanda, 43, explica que não há critérios para entrar no projeto, basta ter força de vontade para querer transformar vidas “Quando a pessoa se interessa pelo trabalho ela preenche um cadastro, apenas para controle interno, e a convidamos para participar de algum de nossos grupos do WhatsApp, por onde divulgamos todas as informações sobre nossas atividades e viagens. Não há critério para se tornar voluntário, basta querer ajudar e fazer o que puder dentro da sua realidade para arrecadar as doações.”. A sede da ONG Amigos de Minas está localizada na cidade de Ribeirão das Neves, na Rua José Camilo Bittencourt, n°80. Para dar continuidade ao trabalho, a instituição necessita da mobilização social para arrecadar alimentos, produtos de higiene, brinquedos, roupas, calçados e colchões e material escolar. A solicitação para ser um voluntário pode ser feita pelas redes sociais (Instagram ou Facebook) ou através do site.

 

*A matéria foi produzida sob a supervisão do professor Maurício Guilherme Silva Jr. e da jornalista Daniela Reis

NO COMMENTS

Deixe uma resposta