Por Davi Gomes

No último domingo (19), os pilotos da maior categoria do automobilismo do mundo voltaram à pista para a realização do segundo grande prêmio da temporada. A corrida realizada em Jeddah na Arábia Saudita vinha com expectativa sobre o desempenho dos carros, principalmente da Aston Martin que se apresentou muito forte nesse ano e para a Ferrari, buscando uma estabilidade durante as corridas. A pista da vez é considerada de difícil dirigibilidade já que os pilotos correm em altas velocidades muito perto do muro, já que a corrida é feita nas ruas do país asiático, os pontos de ultrapassagens são poucos, não há grandes áreas de escape caso o piloto erra alguma manobra e um mínimo erro pode colocar a corrida do piloto em risco.

A sessão de classificação de do sábado (18), que define o grid de largada, teve Sérgio Perez da Red Bull em primeiro, Fernando Alonso da Aston Martin em segundo e George Russel da Mercedes em terceiro. O monegasco Charles Leclerc da Ferrari largaria em segundo pelo seu tempo feito, mas por conta de uma punição recebida por precisar trocar um componente de potência do motor, acabou largando em décimo segundo. Max Verstappen da Red Bull teve problemas no carro na segunda sessão de qualificação e largou em décimo quinto.

Foto: Fórmula One Management
Foto: Fórmula One Management

Já na largada, Fernando Alonso superou Sérgio Perez e assumiu a primeira colocação, porém em algumas voltas foi superado pelo piloto da Red Bull e voltou a sua posição de largada. Ainda no início da corrida, os comissários da FIA (Federação Internacional do Automobilismo) decidiram punir Alonso com 5 segundos adicionais ao seu tempo final por não respeitar o espaço que é necessário colocar o carro no momento da largada. Essa punição poderia ser cumprida assim que o espanhol fizesse sua parada nos boxes, e assim foi feito, mas mesmo após a bandeirada final isso seria peça importante para o desfecho da etapa.

Charles Leclerc teve uma boa largada. O piloto da Ferrari logo pulou de décimo segundo para nono, muito graças a sua estratégia de começar a corrida com pneus macios, que é considerado o mais rápido entre os compostos disponíveis, ao invés dos médios ou duros adotados pelo restante dos pilotos.

Quem teve um início difícil foi Oscar Piastri da McLaren. O jovem piloto foi uma das surpresas da qualificação ao largar em oitavo, porém ainda na primeira curva da pista, chocou-se com o francês Pierre Gasly da Alpine e precisou trocar a asa dianteira já na primeira volta, o que fez ele cair para a última posição. Mesmo com toda corrida pela frente, o piloto não foi capaz de superar os concorrentes próximos e terminou apenas em décimo quinto.

Com o passar das voltas, Leclerc e Verstappen seguiam escalando o pelotão e ia chegando perto da posição dos líderes, ultrapassando inclusive o heptacampeão Lewis Hamilton, que novamente fez uma corrida discreta. As coisas para os dois melhoraram ainda mais quando na volta 18, o canadense Lance Stroll da Aston Martin precisou abandonar a corrida por problemas mecânicos e o safety car precisou ser acionado, o que deu a chance dos pilotos da Ferrari e Red Bull respectivamente pararem nos boxes e ainda voltarem em boas posições para continuarem a caça aos líderes.

Nesse momento o atual campeão Verstappen já era o quarto, logo atrás de Perez, Alonso e Russel, e não precisou de muito tempo para passar os dois primeiros à sua frente e assumir a segunda posição, logo atrás de seu companheiro de equipe.

Como já é esperado, as corridas disputadas em circuito de rua contam com menos ultrapassagens pela dificuldade que é, e dessa vez não foi diferente, os pilotos apenas perseguiam uns aos outros e eram precisas manobras muito bem calculadas para que conseguissem ganhar posições.

A corrida por fim terminou com o mexicano “Checo” Perez em primeiro, com Max Verstappen em segundo e pela segunda corrida seguida, Fernando Alonso em terceiro. Mas o resultado final só foi ser divulgado horas após o final pois os comissários entenderam que Alonso não cumpriu sua punição da forma correta já que os engenheiros não poderiam nem sequer encostar no carro pelo tempo equivalente ao da punição dada, ou seja, os 5 segundos. Por isso resolveram aplicar mais 10 segundos no tempo final do espanhol, o que fez com que ele perdesse a vaga no pódio para George Russel da Mercedes. Mas a algum tempo depois os mesmos comissários decidiram voltar atrás mais uma vez, aceitaram a forma como Alonso cumpriu a punição e retornou ao pódio final.

Foto: Fórmula One Management
Foto: Fórmula One Management

O top 10 ainda teve Russel e Hamilton da Mercedes em quinto e sexto respectivamente, seguidos dos dois pilotos da escuderia Ferrari, Carlos Sainz e Leclerc, logo atrás ficaram Esteban Ocon e Gasly da Alpine e para fechar Kevin Magnussen da Haas.

Após duas corridas, os dois pilotos da Red Bull estão em primeiro e segundo no campeonato de pilotos, mas com o piloto holandês à frente por um ponto, esse conseguido por fazer a volta mais rápida da corrida.

A próxima etapa do campeonato será em Melbourne, na Austrália, no dia 2 de abril, com a corrida marcada para as 2 da manhã. Poderemos ver uma corrida mais aberta a ultrapassagens e disputas ainda mais acirradas por todas as posições.

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