Coreto da Praça da Liberdade tem volta prevista para maio

Coreto da Praça da Liberdade tem volta prevista para maio

O coreto da Praça da Liberdade foi interditado em novembro de 2010 por problemas estruturais no forro do teto, mas as obras só foram iniciadas há 20 dias. O local era ponto de encontro para muitos jovens de Belo Horizonte, que, com a interdição, foram obrigados a buscar outros locais. “Agora, meus amigos e eu, nos encontramos no entorno da Praça, mas não é a mesma coisa, sentimos falta do coreto, era uma referência”, reclama o estudante Fernando Alvarenga, 22.

Construído em 1913, com projeto do arquiteto Luiz Olivieri, e tombado em 1977 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas gerais (IEPHA/MG), o coreto fez falta aos seus frequentadores. “Utilizava o coreto para me abrigar da chuva, encontrar com os colegas, sentar para conversar num ponto mais seguro durante a noite. A interdição me fez perder o interesse em ir à Praça”, expõe o estudante de Ciência da Computação Jefferson Machado, 23, que se sente indignado por não poder utilizar um espaço público durante todo esse tempo.

A restauração do monumento foi viabilizada por meio de um termo assinado no ano passado entre o IEPHA-MG e o Instituto Cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural), e deve durar até maio deste ano.

Por Juliana Costa e Marcelo Fraga

Foto: Marcelo Fraga

NO COMMENTS

Leave a Reply